AVALIAÇÃO DOCENTE: INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, NA ESCOLA DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIA DO I CICLO METODISTA- BG -1044

Autores

  • Isabel Delfina Alves Pedro Autor
  • Cândida Rosário Ngando Mbanjangwa Autor
  • Maria de Lourdes Camala Sanjengua Ferreira Autor
  • Maria Augusta Luis Kuly Autor
  • José Furtado Mendonça Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n10-048

Palavras-chave:

Avaliação, Influência, Desempenho, Profissional, Professor

Resumo

A avaliação de desempenho dos professores tem vindo a ocupar a agenda educativa e política nos últimos anos, trazendo para o primeiro plano a discussão sobre a profissionalidade docente e sua avaliação. É referir-se a um processo difícil de conceber e de pôr em prática. A avaliação pode ser utilizada em vários níveis que vão desde a sala de aula até ao desempenho pessoal docente e não docente. O objectivo principal deste projecto consiste em analisar a influência da avaliação docente no desempenho profissional dos professores, da escola do Ensino Primário Metodista BG 1044. Este trabalho constituiu, no seu todo, uma unidade de investigação, com duas componentes convergentes e complementares uma teoria e outra empírica. Convergem no objectivo de análise as percepções pessoais dos docentes. O objectivo da primeira parte consiste em situar a problemática da avaliação dos professores e consequente influência satisfatória no desempenho profissional. A segunda parte, o estudo empírico, tem como finalidade apresentar os dados recolhidos, de forma a responder aos objectivos do presente estudo. De acordo com os objectivos traçados para o nosso projecto, o tipo de dados que importava recolher e, atendendo a um conjunto de métodos e técnicas de investigação no âmbito das ciências sociais. Para alcance dos objectivos recorremos a pesquisa documental bibliográfica, utilizamos a entrevista semi-estruturada, junto de seis docentes desta escola. Os resultados foram satisfatórios, consideramos um processo que se refere a supervisão pedagógica, enquanto uma prática indispensável ao processo de avaliação de desempenho profissional dos docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Graça, A., Duarte, A. P., Lagartixa, C. (2011) Avaliação do desempenho docente. Um guia para a acção - Lisboa editora, S.A.

Gramigna, M.R. (2002), Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Education.

Hadji, C. (1995), Avaliação desmistificada, ler é reflectir. Porto Alegre.

Marconi, M. De A., Lacatos, E. M., (2005), 5ª Edição. Técnicas de Pesquisa, São Paulo: Atlas.

Mendes, M. C. B.R. (2000), Manual de textos de Apoio de Didáctica Geral. Benguela: Angola.

Viana .I. O. A.L (2001) Metodologia de trabalho cientifico: Um enfoque didático da produção científica. São Paulo.

Decreto nº 7/08, de 23 de Abril

Downloads

Publicado

2025-10-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEDRO, Isabel Delfina Alves; MBANJANGWA, Cândida Rosário Ngando; FERREIRA, Maria de Lourdes Camala Sanjengua; KULY, Maria Augusta Luis; MENDONÇA, José Furtado. AVALIAÇÃO DOCENTE: INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, NA ESCOLA DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIA DO I CICLO METODISTA- BG -1044. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 10, p. e8727, 2025. DOI: 10.56238/arev7n10-048. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/8727. Acesso em: 5 dez. 2025.