PROGRAMA NACIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE): UMA ANÁLISE HISTÓRICO-POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n9-324Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Políticas Públicas, PNAEResumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política de Estado vinculada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) que tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, o rendimento escolar, a aprendizagem e a formação de práticas alimentares saudáveis de estudantes de escolas públicas, filantrópicas ou comunitárias do país. O objetivo deste estudo é descrever e avaliar o histórico, o progresso, o detalhamento, o funcionamento e lacunas encontradas no PNAE através de publicações e artigos científicos pesquisados em bases científicas como periódicos CAPES, Web of Science, e na legislação vigente atualizada sobre o assunto. Durante vários anos o PNAE, desde a sua criação, recebeu muitas modificações como o modo de sua gestão, o público atendido, as características da alimentação ofertada e as parcerias sociais para sua aplicação, com o fim de permitir o alcance dos objetivos previstos. Foram encontradas algumas dificuldades como a complexidade da operacionalização do PNAE, inadequações do número de nutricionistas e da infraestrutura nas áreas de preparo e de distribuição das refeições, falta de capacitação de merendeiras e dos gestores, ausência de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), porém em outros estudos houve melhora na aceitabilidade de uma alimentação saudável após atividades de EAN, bem como outros benefícios do Programa que proporcionaram melhor qualidade de vida, aumento na aprendizagem e maior rendimento em sala de aula dos alunos, e menor evasão escolar. O que torna necessário o aumento nos investimentos com o Programa e fiscalização da prática da realização de suas diretrizes, com as legislações vigentes, a fim de tornar esta política mais efetiva e mais eficiente na alimentação dos estudantes.
Downloads
Referências
ANTONIOLLI, E.; CRISTOFOLI, M.S. A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios do norte do Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Polít. Adm. Educ. - v. 37, n. 3, p. 1346 - 1369, set./dez. 2021
ARQQUE, R.G.C.; FERREIRA, J., C.,S.; FIGUEIREDO, R.S. A importância nutricional da merenda escolar para a comunidade. Research, Society and Development, v. 10, n.14, 2021.
BANDONI, D.H.; RIBEIRO, J.R.S.; AMORIM, A.L.B. Programa Nacional de Alimentação Escolar: estratégias para enfrentar a insegurança alimentar durante e após a COVID-19. Rev. Adm. Pública 54 (4), Jul-Ago, 2020.
BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica.
BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 6, de 08 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 02, de 10 de março de 2023. Altera a Resolução CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN. Brasília: MS, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial Nº 1.010, de 8 de Maio de 2006. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Brasília: MS, 2006.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União, 2009.
KROTH, D.C., GEREMIA, D.S., MUSSIO, B.R. Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma política pública saudável. Ciênc. saúde coletiva, vol.25 no.10. Rio de Janeiro, Out. 2020.
NERO, D.S.M. et al. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) a partir da sua gestão de descentralização. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.31, n.118, p. 1-23, jan./mar. 2023.
ROCHA, N.P. et al. Análise do programa nacional de alimentação escolar no município de Viçosa, MG, Brasil. Rev. Saúde Pública 52, 2018.
SECCHI, L. Análise de Políticas Públicas: Diagnóstico de Problemas, Recomendação de Soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SECCHI, L. Conceitos, Esquemas de Análise, Casos Práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SCHOTTZ, V. A incorporação de princípios de segurança alimentar e nutricional ao programa nacional de alimentação escolar: trajetória e perspectivas. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 39(1), 80–98, 2019.
SEMINOTTI, J.J. O programa nacional de alimentação escolar (PNAE). Revista Latinoamericana de Relações Internacionais, v. 3, n. 3, p. 110-127; Set-dez, 2021.
SILVA, E.R.F; HESPANHOL, R.A.M. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): origem, mudanças e impactos. ACTA Geográfica, 17(43), 44-58 – Set. 2023.
SILVA, E.A.; PEDROZO, E.A.; SILVA, T.N. The PNAE (National School Feeding Program) activity system and its mediations. Front. Environ. Sci., V 10, 2022.