MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n8-260Palavras-chave:
Educação Matemática, Extensão Universitária, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta e analisa os resultados de uma entrevista realizada com professores de matemática da Educação Básica, ação integrada a um projeto de extensão universitária intitulado "Informática e Educação Matemática: o uso de recursos digitais no ensino de Matemática". O projeto, desenvolvido em uma universidade pública do Paraná, visa fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade externa, promovendo a responsabilidade social e cidadã por meio de ações formativas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática mediado pela informática. Nesta ação, foram entrevistados 11 professores de um total de 15 convidados, abordando suas percepções sobre os benefícios e desafios do uso de tecnologias digitais e softwares no ensino da Matemática. Com a análise das respostas foi possível observar que, embora as tecnologias digitais sejam reconhecidas como recursos para oportunidades de aprendizagem, para dinamizar o ensino colocar o estudante como protagonista no processo de ensino e aprendizagem, sua implementação ainda enfrenta desafios consideráveis.
Downloads
Referências
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
CHIARI, Aparecida Santana de Souza. O papel das tecnologias digitais em disciplinas de álgebra linear a distância: possibilidades, limites e desafios. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.
DANTAS, Sérgio Carrazedo. Design, implementação e estudo de uma rede sócio profissional online de professores de Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 149-170, set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007
VALENTE, José Armando. Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.