O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES COM PRODUÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Dayani Quero da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n4-313

Palavras-chave:

Educação Matemática, Descritores, Relações Métricas

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma análise feita por licenciandos matriculados em um curso de Licenciatura em Matemática, de produções escritas desenvolvidas a partir da proposição de uma tarefa que aborda o conteúdo relações métricas em triângulos retângulos. Essa tarefa compôs um teste diagnóstico aplicado a estudantes do ensino médio. Para a realização da análise, foi feita uma correção inicial com a atribuição de créditos, uma descrição e o agrupamento dessas considerando alguns critérios. Esses procedimentos são apontados por alguns autores para realização da Análise da Produção Escrita em uma perspectiva de avaliação como processo contínuo e integrado ao ensino e aprendizagem que visa diagnosticar, orientar e formar o estudante. A partir dos resultados, é possível inferir que os estudantes demonstram ter habilidades em operações básicas e de interpretação de imagens. Também, que apenas alguns estudantes conseguem aplicar alguns teoremas fundamentais, como o Teorema de Pitágoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BURIASCO, R.L.C. Análise da produção escrita: a busca do conhecimento escondido. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e nas artes. Curitiba: Champagnat, 2004.

NAGY-SILVA, M.C.; BURIASCO, R. L. C. de. Análise da Produção Escrita em Matemática: algumas considerações. Ciência & educação, v. 11, n. 3, p. 449-511, 2005.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

SANTOS, E.R. Estudo da Produção Escrita de Estudantes do Ensino Médio em Questões Discursivas Não Rotineiras de Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

STRAUSS, A. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed. 2008.

Downloads

Publicado

2025-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA SILVA , Dayani Quero. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES COM PRODUÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 4, 2025. DOI: 10.56238/arev7n4-313. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/7599. Acesso em: 5 dez. 2025.