EXPLORANDO NOÇÕES ALGÉBRICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev6n1-032Palavras-chave:
Educação Matemática, Investigação Matemática, Pensamento AlgébricoResumo
Esse artigo apresenta uma prática pedagógica que teve por objetivo o de investigar e explorar noções algébricas de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública de ensino. Para isso, os movimentos da pesquisa aconteceram pautados em uma abordagem qualitativa e a abordagem de ensino de matemática escolhida, dentre as possíveis, foi a de Investigação Matemática, levando em consideração o seu potencial para a participação ativa dos estudantes e para uma aprendizagem mais significativa das noções em questão. As atividades que compõem a prática pedagógica foram pensadas a partir de uma abordagem intuitiva com vistas à formalização das noções algébricas e permitiam explorar padrões e recorrências. Com as informações obtidas a partir o desenvolvimento dessa prática pedagógica e do envolvimento dos estudantes, é possível inferir que a introdução contextualizada de noções algébricas, aliada a metodologias investigativas, pode oportunizar que os estudantes se mobilizem para produzirem seus conhecimentos em busca do desenvolvimento de um raciocínio mais generalizado e abstrato.
Downloads
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2001.
DA ROCHA FALCÃO, J. T. A Álgebra como ferramenta de representação e resolução de problemas. IN: SHILLIEMAN, A.D.; CARRANHER, D.W.; SPINILLO, A.G.; MEIRA, L.L.; DA ROCHA FALCÃO, J.T. (orgs) Estudos em Psicologia da Educação Matemática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1993.
D`AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas/SP: Papirus, 1996. EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas – São Paulo: Unicamp, 2004.
FIORENTINI, D. A Formação Matemática e Didático-Pedagógica nas Disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação da PUC. Campinas, PUC, nº. 18, p.107-115, 2005.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A; MIGUEL, A. Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar. Proposições, v. 4, n.1, Campinas, p.78-90, 1993.
FREIRE, R.S. Objetos de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental. 2007. 132 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. 2007.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J.E. Autonomia da escola: princípios e propostas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
KRULIK, S.; RUDNICK, J. Problem-Driven Math: applying the mathematics beyond solutions. Chicago: McGraw-Hill, 2005.
LINS, R.C.; GIMENEZ,J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora. 1997.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
NCTM. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM., 2000.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Matemática para Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
PONTE, J. P.; BROCADO, J.;OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 149p, 2003.
PONTE, J.P. Investigar, Ensinar e Aprender. Actas do ProfMat, (CD-ROOM, p. 25 39). Lisboa: APM, 2003.
PORFÍRIO, J., OLIVEIRA, H. Uma reflexão em torno das tarefas de investigação. In: ABRANTES, J. P.; PONTE, H.; Fonseca, & L. Brunheira (Eds.), Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: Projecto MPT e APM, p. 111-118, 1999.
SCHLIEMANN, A.D., CARRAHER, D.W., PENDEXTER, W., & BRIZUELA, B. Solving Algebra Problems before Algebra Instruction. Paper presented at the Second Early Algebra Meeting, Tufts University/UMass-Dartmouth, 1998.
STRUIK J. D. História Concisa das Matemáticas. Lisboa, Portugal, Gradiva, 1989.
VIOLA DOS SANTOS, J.R. O que alunos da Escola Básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática. 2007. 114 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. 2007.