A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES

Autores

  • Manoel Raimundo de Sousa Neto Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n8-211

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Práticas Avaliativas, Equidade

Resumo

A avaliação educacional desempenha um papel elementar no processo de ensino-aprendizagem, monitorando o progresso dos alunos e adaptando estratégias para atender às necessidades individuais. Apesar de sua importância reconhecida, enfrenta críticas quanto à sua eficácia, equidade e impacto educacional. Diante da diversidade de práticas, é necessária uma reflexão sobre seu papel e objetivos, considerando aspectos como validade, confiabilidade, equidade e justiça. A avaliação formativa, contínua ao longo do ensino, e a somativa, ao final de períodos, são importantes. No entanto, deve-se evitar que se limite a atribuir notas, buscando identificar o progresso e oferecer suporte adicional. O estudo propõe investigar diferentes abordagens avaliativas, analisar criticamente questões de validade e equidade, e promover uma visão mais inclusiva e qualitativa da avaliação educacional, por meio de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que uma avaliação educacional justa e eficaz é fundamental para o progresso dos alunos. A crítica às práticas tradicionais é essencial para uma abordagem inclusiva. Este estudo ressalta a urgência de reformas na avaliação para garantir uma educação equitativa e de qualidade para todos os estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Adriano, Daniela Goncalves. (2021). Registro de Avaliação na Educação Infantil: práticas em diferentes contextos. Mestrado em Educação. Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

Black, P.; & Wiliam, D. (1998). Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice. DOI: https://doi.org/10.1080/0969595980050102

Caetano, Michelly Zela Antonio. (2022). A prática avaliativa no município de paranaguá: um estudo em escolas de turmas multisseriadas. Mestrado em Educação. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba.

Gomes, C. A. (2019). Avaliação educacional. Pearson Brasil.

Gonçalves, Barbara da Silva Ferreira. (2020). Práticas avaliativas no contexto da escola inclusiva: a subjetividade docente em foco. Mestrado em Educação. Universidade de Brasília, Brasília.

Hoffmann, J. (2016). Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Penso Editora.

Lima, Larissa Janeti de Souza. (2023). Práticas avaliativas na educação física: saberes compartilhados por narrativas docentes. Mestrado Profissional em PROEF - Educação Física em Rede Nacional. Universidade Federal de Minas Gerais, Presidente Prudente Biblioteca Depositária: Repositório da Biblioteca Universitária da UFMG

Luckesi, C. C. (2018). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez Editora.

Lustosa, Celene Vieira Gomes Fortes. (2021). Formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: reconstruindo a prática avaliativa. Doutorado em Educação. Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina.

Marchiori, Sandra Terezinha. (2022). Avaliação da aprendizagem de matemática em escolas da rede pública do estado de Mato Grosso: encontros e desencontros entre ensino fundamental e ensino médio. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

Nascimento, Flavia Marchi. (2022). Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas. Doutorado em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

Rodrigues, Renata Graciele Batista. (2021). Uma prática avaliativa formativa utilizando a prova-com-consulta-ao-caderno em uma disciplina de cálculo. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina.

Santos, Claudia Alves Schmidt dos. (2020). Práticas avaliativas de seis professores de matemática: uma reflexão para a inclusão escolar. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina.

Silva, Cristiane Cardozo da. (2023). Percepção de gestores escolares, docentes e estudantes sobre o acolhimento na prática avaliativa. Mestrado em Educação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente.

Silva, Ítalo Romulo Costa da. (2022). Práticas avaliativas na formação docente na Educação a Distância: um estudo no curso de Licenciatura em Computação. Mestrado em Educação. Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina.

Sousa, Francisca Jelma da Cruz. (2022). Das concepções às práticas avaliativas na educação profissional e tecnológica: intercambiando histórias de professores. Doutorado em Educação. Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina.

Tranfield, D.; Denyer, D.; Smart, P. (2003). Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, 14(3), 207-222. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375

Vaz, Adriane Manfron. (2021). A avaliação formativa na licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus de Ponta Grossa. Mestrado em Educação. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE SOUSA NETO, Manoel Raimundo. A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 8, p. e7449 , 2025. DOI: 10.56238/arev7n8-211. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/7449. Acesso em: 5 dez. 2025.