UMA CORTINA DE FUMAÇA ESCONDE A CONDIÇÃO DOCENTE E DISCENTE DESDE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM 2017 NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Mariângela Bairros Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n11-229

Palavras-chave:

A Reforma do Ensino Médio, Professores e Alunos, Dados Oficiais, Realidade Educacional

Resumo

Este texto tem por objetivo cotejar por um lado a narrativa da Secretaria de Educação, por outro apresentar os números oficiais, que desvelam a realidade educacional no Estado do Rio Grande do Sul. Apresenta um histórico das reformas recentes do ensino médio e a dualidade nesta relação professor-aluno, sendo que esta reforma responsabilizou somente estes dois segmentos. Para uma reforma de tal monta, antes, o RS, de forma organizada, precisava ter feito reformas nas escolas, equipando com laboratórios de informática de ciências, de história, de cinema, teatro, dança, uma escola inclusiva. Ainda em 2025 acompanhamos escolas sem internet, sem laboratórios de ciências, menos ainda de informática. Conforme dados da Secretaria Estadual da Fazendo do RS, apresentava em 2016 o montante de 11,634,84 milhões, e em 2023 11.035,60 milhões (dados SEFAZ/RS), ou seja, os recursos executados pela secretaria diminuíram, não houve investimentos. A metodologia utilizada neste texto é de cunho quantitativo, baseando-se em dados numéricos e estatísticos explorando bancos de dados oficiais para fundamentar o estudo da realidade do ensino médio no Rio Grande do Sul.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BALDO, Ana Maria; SEVERO, Rita. GARCIA, Elisete Bernardi, PINHEIRO, Ana Paula. NUNCA ME SONHARAM: JUVENTUDES DAS CLASSES POPULARES, MERITOCRACIA, ACESSO UNIVERSITÁRIO E TRABALHO, IN:JUVENTUDES, TRABALHO E EDUCAÇÃO. PRATES, Daniela, et al, organizadoras. 1ºª edição. Porto Alegre, Cirkula, 2022.

KUENZER, Acácia Zeneida. EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONCEPÇÃO AMEAÇADA PELO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. In: BAIRROS, Mariângela. MARCHAND, Patrícia. (org.) A EDUCAÇÃO BÁSICA TEM FUTURO? PORTO ALEGRE: CIRKULA, 2022.

MAPEAMENTO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS NO BRASIL. Acesso em:

https://campanha.org.br/gremios/mapeamento-de-gremios-estudantis-no-brasil/

MOURA, Dante Henrique; FILHO, Domingos Leite Lima. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: REGRESSÃO DE DIREITOS SOCIAIS. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/760

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2024.

RAMOS, Marise. DO “NÓ DO 2º. GRAU” AO ULTRACONSERVADORISMO DA ATUAL POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ATUALIDADE E URGÊNCIA DO PENSAMENTO DE DERMEVAL SAVIANI. IN: Revista Trabalho Necessário. V. 19, nº 39, 2021.

RIBEIRI, Darci. CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 1977.

SOUZA, Celina. POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA.

DISPONÍVEL EM:

https://www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&lang =pt

Downloads

Publicado

2025-11-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BAIRROS, Mariângela. UMA CORTINA DE FUMAÇA ESCONDE A CONDIÇÃO DOCENTE E DISCENTE DESDE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM 2017 NO RIO GRANDE DO SUL. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 11, p. e10173, 2025. DOI: 10.56238/arev7n11-229. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/10173. Acesso em: 5 dez. 2025.