A APLICABILIDADE DO DICA NA GUERRA DAS MALVINAS
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n9-134Palavras-chave:
Malvinas, DICA, Hostilidades, Direito, Grã-Bretanha, ArgentinaResumo
Desenvolveu-se o trabalho dentro da temática do Direito Internacional Humanitário (DIH). Tomou-se por base para a pesquisa diversos autores renomados e artigos em mídia eletrônica. O objetivo do artigo é mostrar dentro do contexto atual, tendo por base a aplicabilidade do Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) em suspeitas de uso de força e abusos por parte da Inglaterra. Foi abordado de maneira sucinta as definições de dignidade da pessoa humana, tomando por base o aumento da proteção da pessoa humana ao longo dos anos, a evolução histórica do direito internacional humanitário e do direito internacional dos conflitos armados. Foi explicado a origem dessa guerra, sua relação com o Direito Internacional Humanitário e com o DICA. Relacionou-se o DIH/DICA ao advento das violações e abusos, com um destaque maior na Guerra dos Malvinas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. MD34-M-03: Manual de Emprego do Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) nas Forças Armadas. 2011.
LOUSADA, A; ESCORREGA, L; Da Importância do Instrumento Militar na Actual Tipologia de Conflitos. Disponível em: https://www.revistamilitar.pt/artigo/609. Acesso em: 22 Maio 2019.
DUARTE, Paulo de Queiroz. Conflito das Malvinas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1986.
SWINARSKI, Christophe. Introdução ao Direito Internacional Humanitário. Brasília: Publicação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Instituto Americano de Direitos Humanos, 1996.
PALMA, Najla Nassif. Direito Internacional Humanitário e Direito Penal Internacional. Rio de Janeiro: Fundação Trompowsky, 2008.
DUNANT, Henry. Lembrança de Solferino. Disponível em: https://www.icrc.org/pt/publication/lembraca-de-solferino . Acesso em: 23 Maio 2019.
SMITH, Gordon. Battle of The Falklands War. Disponível em: http://www.naval-history.net/NAVAL1982FALKLANDS.htm. Acesso em: 17 Jun. 2019.
ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Cadeira de Direito. Ética Profissional Militar 2018 – Conteúdo III – Direito Internacional dos Conflitos Armados. Resende: Acadêmica, 2018 (apostila).
CATAFESTA NETO, Eugenio Fioravante. O direito internacional dos conflitos armados e sua importância para as operações do Exército Brasileiro. Resende: AMAN, 2016. Monografia.
COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA. I Convenção de Genebra de 12 de agosto de 1949. Genebra.
_______. II Convenção de Genebra de 12 de agosto de 1949. Genebra.
_______. III Convenção de Genebra de 12 de agosto de 1949. Genebra.
_______. IV Convenção de Genebra de 12 de agosto de 1949. Genebra.
_______. Protocolo I adicional às convenções de Genebra de 12 de agosto de 1949. Genebra.
_______. Protocolo II adicional às convenções de Genebra de 12 de agosto de 1949. Genebra.