MELATONINA COMO ADJUVANTE NO CONTROLE DA HEMOGLOBINA GLICADA EM PACIENTES COM DIABETES E DOENÇA PERIODONTAL
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n7-308Palavras-chave:
Melatonina, Salivary, Periodontitis, Hemoglobina GlicadaResumo
Objetivo: O objetivo deste artigo de revisão narrativa é abordar a possível eficácia da melatonina como adjuvante no controle da hemoglobina glicada em pacientes com diabetes e doença periodontal.
Metodologia: Este artigo é uma revisão narrativa da literatura. Portanto, foi necessário realizar buscas online para obter um conjunto de artigos relacionados ao tema abordado neste estudo. As buscas online foram realizadas nas seguintes bases de dados online: PubMed, Cochrane Library, EMBASE e Google Acadêmico. Durante essas buscas, para obter apenas resultados relacionados ao presente estudo, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Melatonina, Salivar, Periodontite, Hemoglobina Glicada. Além disso, termos booleanos como "AND" e "OR" foram utilizados nas buscas no PubMed e Cochrane. Após a realização das buscas, os resultados foram triados, um processo dividido em três fases: A primeira fase é a eliminação de artigos duplicados, eliminando-os por meio da plataforma Zotero. A segunda fase foi a eliminação de artigos não relacionados ao tema por meio da leitura de seus títulos e resumos. A terceira e última fase consistiu na leitura integral dos artigos restantes, utilizando estudos compatíveis com esta revisão narrativa.
Resultados: Estudos demonstraram que a melatonina, seja em conjunto com o tratamento periodontal não cirúrgico ou isoladamente, apresenta efeito positivo sobre os níveis de hemoglobina glicada em pacientes diabéticos com doença periodontal.
Conclusão: Um conjunto de estudos demonstra que a melatonina é uma opção viável e promissora quando utilizada em pacientes com diabetes e doença periodontal, proporcionando benefícios na regulação dos níveis de hemoglobina glicada. No entanto, mais estudos são necessários para padronizar a dosagem, a duração do uso e a administração.