A responsabilidade internacional do Estado por violação de direitos humanos por ato  de particular:  o caso Maria da Penha

Autores

  • Daniela Bucci Autor
  • Camila de Oliveira Koch Autor

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Responsabilidade Internacional , Dever de Garantia

Resumo

 O escopo do presente trabalho é analisar a responsabilidade internacional do Estado  por violação de direitos humanos decorrente de atos de particulares. Para tanto, será analisada a responsabilização do Estado por ato comissivo e omissivo, focando neste último e destacando que o descumprimento das obrigações de garantia é capaz de gerar a sua responsabilização internacional. Para alcançar tais objetivos, serão tratados alguns casos contenciosos e consultivos no âmbito do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, destacando o caso Maria da Penha vs. Brasil, que tramitou perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e que gerou a responsabilização do Estado brasileiro por ato de particular, confirmando a teoria de que o Estado será responsabilizado por omissão se não preveniu o ato que violou direitos humanos ou não puniu os responsáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Edição

Seção

Articles

Como Citar

BUCCI, Daniela; KOCH, Camila de Oliveira. A responsabilidade internacional do Estado por violação de direitos humanos por ato  de particular:  o caso Maria da Penha. ARACÊ , [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/478. Acesso em: 11 abr. 2025.