A EDUCAÇÃO DO MÚSICO NAS FAZENDAS BRASILEIRAS: UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE OS OBJETIVOS DO CULTIVO DA MÚSICA NO PASSADO
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n1-129Palavras-chave:
Educação Musical, Músicos Escravizados, Fazendas BrasileirasResumo
O presente artigo visa discutir a educação do músico nas fazendas brasileiras nos períodos colonial e imperial, de forma compreender as intenções pedagógicas relativas a essa prática. Desse modo, serão apresentadas reflexões a respeito do uso da educação como uma ferramenta de dominação, compreendendo alguns conceitos, do ponto de vista cultural, bem como a partir das ideias sobre as contribuições de abordagens pedagógicas que atendem às expectativas das classes dominantes. Posteriormente, sob uma ótica historiográfica, examinaremos como se deu a formação do músico brasileiro no contexto social do período colonial, de forma a compreender a função social dos primeiros grupos musicais então formados majoritariamente por negros, do repertório musical e da ordem à qual estavam submetidos. Ademais, será discutida a educação dos músicos nas fazendas brasileiras, evidenciando as bandas de música como um dos primeiros espaços não formais de educação musical, demonstrando a sua conexão com os fazendeiros, com a igreja, através da catequese, em benefício do projeto mercantil dos portugueses em terras brasileiras. Por fim, compreendemos que há a necessidade de ampliarmos nossas percepções acerca das interpretações dos fatos históricos, apresentados no texto por pesquisadores e cronistas, para refletirmos sobre novas possibilidades de Educação Musical nas bandas de música na contemporaneidade.