A EDUCAÇÃO DO MÚSICO NAS FAZENDAS BRASILEIRAS: UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE OS OBJETIVOS DO CULTIVO DA MÚSICA NO PASSADO

Autores/as

  • Anderson do Nascimento Silva Autor/a
  • Elvis de Azevedo Matos Autor/a
  • Pedro Harrison de Freitas Teixeira Autor/a
  • Yure Pereira de Abreu Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n1-129

Palabras clave:

Educação Musical, Músicos Escravizados, Fazendas Brasileiras

Resumen

O presente artigo visa discutir a educação do músico nas fazendas brasileiras nos períodos colonial e imperial, de forma compreender as intenções pedagógicas relativas a essa prática. Desse modo, serão apresentadas reflexões a respeito do uso da educação como uma ferramenta de dominação, compreendendo alguns conceitos, do ponto de vista cultural, bem como a partir das ideias sobre as contribuições de abordagens pedagógicas que atendem às expectativas das classes dominantes. Posteriormente, sob uma ótica historiográfica, examinaremos como se deu a formação do músico brasileiro no contexto social do período colonial, de forma a compreender a função social dos primeiros grupos musicais então formados majoritariamente por negros, do repertório musical e da ordem à qual estavam submetidos. Ademais, será discutida a educação dos músicos nas fazendas brasileiras, evidenciando as bandas de música como um dos primeiros espaços não formais de educação musical, demonstrando a sua conexão com os fazendeiros, com a igreja, através da catequese, em benefício do projeto mercantil dos portugueses em terras brasileiras. Por fim, compreendemos que há a necessidade de ampliarmos nossas percepções acerca das interpretações dos fatos históricos, apresentados no texto por pesquisadores e cronistas, para refletirmos sobre novas possibilidades de Educação Musical nas bandas de música na contemporaneidade.

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Publicado

2025-01-14

Número

Sección

Articles

Cómo citar

SILVA , Anderson do Nascimento; MATOS , Elvis de Azevedo; TEIXEIRA , Pedro Harrison de Freitas; DE ABREU , Yure Pereira. A EDUCAÇÃO DO MÚSICO NAS FAZENDAS BRASILEIRAS: UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE OS OBJETIVOS DO CULTIVO DA MÚSICA NO PASSADO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2161–2175, 2025. DOI: 10.56238/arev7n1-129. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2842. Acesso em: 18 jan. 2025.