GAMIFICAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS: INSIGHTS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Aline Cristiane Rocha Lacerda Autor
  • Alcina Maria Rodrigues Fresta Autor
  • Camila de Macedo da Silva Autor
  • Karen Raphaele Cantaleano Autor
  • Leandro Scherer Autor
  • Maria das Graças Cleophas Autor
  • Sinara Lúcia Barboza Autor
  • Tabata Becker Schmitt Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n1-057

Palavras-chave:

Gamificação, Gestão e Negócios, Educação, Metodologia Ativa

Resumo

Objetivo: Este estudo buscou explorar os resultados provenientes de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre estudos relacionados ao uso da gamificação em contextos de gestão e negócios. Originalidade/valor: Entendida como a utilização de elementos de design de jogos em contextos que não são jogos, a gamificação se tornou reconhecida pela sua capacidade intrínseca, de incentivar a ação, solucionar problemas e promover aprendizagens nas mais diferentes áreas do conhecimento. Contudo, embora sua investigação tenha se mostrado promissora, é importante considerar que estes estudos ainda são recentes e as teorias formuladas estão em fase de desenvolvimento. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é sistematizar a literatura sobre a aplicação da gamificação nos contextos de gestão e negócios, preenchendo uma lacuna ao resumir os principais conceitos da gamificação e demonstrando o que já tem sido pesquisado e implementado nesta área do conhecimento. Design/metodologia/abordagem: A metodologia eleita para essa pesquisa seguiu o enfoque qualitativo interpretativo hermenêutico, empregando como estratégia, a análise documental com foco em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), elegendo-se os periódicos que possibilitassem o emprego do Modelo Sistemático para Pesquisas em Bancos de Dados Livre (MSPBAL) que contempla categorias de análise e organização sistêmica sobre as similaridades apresentadas no rol de dados obtidos. Resultados: Os resultados demonstraram que diante dos contextos de aplicação definidos: Marketing, Treinamento e Desenvolvimento e Colaboratividade. Prevaleceu um número maior de pesquisas em Treinamento e Desenvolvimento, seguidas de Colaboratividade e Marketing. As abordagens metodológicas buscavam, a partir da análise do estado da arte, avaliação ou ainda da experimentação, uma maneira de integrar ou avaliar a gamificação nos processos educacionais e organizacionais. Em termos de uso, a gamificação como ferramenta de gestão apresentou resultados positivos em todos os trabalhos analisados.

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Publicado

2025-01-06

Edição

Seção

Articles

Como Citar

LACERDA, Aline Cristiane Rocha; FRESTA, Alcina Maria Rodrigues; DA SILVA, Camila de Macedo; CANTALEANO, Karen Raphaele; SCHERER, Leandro; CLEOPHAS, Maria das Graças; BARBOZA, Sinara Lúcia; SCHMITT, Tabata Becker. GAMIFICAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS: INSIGHTS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 929–954, 2025. DOI: 10.56238/arev7n1-057. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2719. Acesso em: 18 jan. 2025.