GAMIFICAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS: INSIGHTS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n1-057Keywords:
Gamificação, Gestão e Negócios, Educação, Metodologia AtivaAbstract
Objetivo: Este estudo buscou explorar os resultados provenientes de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre estudos relacionados ao uso da gamificação em contextos de gestão e negócios. Originalidade/valor: Entendida como a utilização de elementos de design de jogos em contextos que não são jogos, a gamificação se tornou reconhecida pela sua capacidade intrínseca, de incentivar a ação, solucionar problemas e promover aprendizagens nas mais diferentes áreas do conhecimento. Contudo, embora sua investigação tenha se mostrado promissora, é importante considerar que estes estudos ainda são recentes e as teorias formuladas estão em fase de desenvolvimento. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é sistematizar a literatura sobre a aplicação da gamificação nos contextos de gestão e negócios, preenchendo uma lacuna ao resumir os principais conceitos da gamificação e demonstrando o que já tem sido pesquisado e implementado nesta área do conhecimento. Design/metodologia/abordagem: A metodologia eleita para essa pesquisa seguiu o enfoque qualitativo interpretativo hermenêutico, empregando como estratégia, a análise documental com foco em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), elegendo-se os periódicos que possibilitassem o emprego do Modelo Sistemático para Pesquisas em Bancos de Dados Livre (MSPBAL) que contempla categorias de análise e organização sistêmica sobre as similaridades apresentadas no rol de dados obtidos. Resultados: Os resultados demonstraram que diante dos contextos de aplicação definidos: Marketing, Treinamento e Desenvolvimento e Colaboratividade. Prevaleceu um número maior de pesquisas em Treinamento e Desenvolvimento, seguidas de Colaboratividade e Marketing. As abordagens metodológicas buscavam, a partir da análise do estado da arte, avaliação ou ainda da experimentação, uma maneira de integrar ou avaliar a gamificação nos processos educacionais e organizacionais. Em termos de uso, a gamificação como ferramenta de gestão apresentou resultados positivos em todos os trabalhos analisados.