O BUSDOOR COMO GÊNERO DISCURSIVO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Luciane Fiori Callegari Autor
  • Mariangela Garcia Lunardelli Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n11-251

Palavras-chave:

Análise Linguística Dialógica, Gênero Discursivo, Busdoor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar como é possível trabalhar práticas de análise linguística de base dialógica – ALD – com gêneros discursivos presentes no meio social. Justificamos a escolha do gênero, dada a sua natureza dialógica e por observarmos que mesmo com inúmeras possibilidades de intervenção com a língua, ele não está presente na sala de aula, além do que, observa-se que pouco se trabalha com discursos concretos nas aulas de língua portuguesa, nas quais o texto é utilizado apenas como pretexto para práticas pouco contextualizadas.  O artigo está pautado no método social, com foco na análise bibliográfica. Quanto ao percurso metodológico, guiamo-nos pela análise linguística, pela perspectiva dialógica da linguagem e pelo estudo com o gênero discursivo busdoor. A inserção dos gêneros discursivos nas escolas, se deu graças aos estudos que dialogam com os postulados do Círculo de Bakhtin. A fundamentação teórica, portanto, está pautada nos estudos dialógicos da linguagem, ou seja, nos postulados do Círculo de Bakhtin. Como resultado, esta pesquisa apresenta uma análise que evidencia a potencialidade do gênero discursivo busdoor para um ensino pautado em um sujeito no qual a língua não está desvinculada dos seus aspectos, políticos, sociais e ideológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2° ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Armed, 2009.

LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Três gotas de poesia: a prática de análise linguística em uma proposta didática com o gênero haicai brasileiro infantil. In: PEREIRA, Rodrigo Acosta; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (Org.) Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 483-519.

LUNARDELLI, Mariangela Garcia. Em busca de mudanças: caminhos didáticos para a prática de análise linguística/semiótica integrada ao gênero discursivo convite de casamento. In: PEREIRA, R, A; RODRIGUES, R, H; COSTA-HÜBES, T da C (Org). Prática de análise linguística/semiótica (PAL/S) nas aulas de língua portuguesa: entre a tradição e a mudança. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 385-424.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CALLEGARI, Luciane Fiori; LUNARDELLI, Mariangela Garcia. O BUSDOOR COMO GÊNERO DISCURSIVO PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 11, p. e10196, 2025. DOI: 10.56238/arev7n11-251. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/10196. Acesso em: 5 dez. 2025.