Políticas de segurança pública e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: da reivindicação à implementação

Autores/as

  • Cleyton Feitosa Pereira Autor/a
  • Gustavo Gomes da Costa Santos Autor/a

Palabras clave:

Direitos Humanos, LGBT, Segurança Pública, Políticas Públicas

Resumen

 Este artigo visa compreender como o Movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) e o Governo Federal tem buscado superar o cenário de violência homofóbica presente no Brasil. A partir de uma abordagem qualitativa, focamos a análise sob três aspectos: 1 - Demandas do Movimento LGBT no âmbito da segurança pública. 2 - Respostas governamentais a tais necessidades e 3 - Materialização das políticas de segurança pública para LGBT. Foram analisados os seguintes documentos: O “Relatório Resumido de Propostas do I Seminário Nacional de Segurança Pública e Combate à Homofobia”, o “I Plano Nacional LGBT” e o “Texto Base da 2ª Conferência Nacional LGBT”. As conclusões apontam para dificuldades na implementação dessas políticas em função de fatores complexos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Descargas

Publicado

2024-09-23

Número

Sección

Articles

Cómo citar

PEREIRA, Cleyton Feitosa; SANTOS, Gustavo Gomes da Costa. Políticas de segurança pública e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: da reivindicação à implementação. ARACÊ , [S. l.], v. 2, n. 3, 2024. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/516. Acesso em: 11 apr. 2025.