USO DO ALGORITMO DA PLATAFORMA SCRATCH: EXPLORANDO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COM JOGOS DIGITAIS

Autores/as

  • Paulo Vitor da Silva Santiago Autor/a
  • Antonio Valdemir da Silva Autor/a
  • Carlos Daniel Chaves Paiva Autor/a
  • Onildo Ribeiro de Assis II Autor/a
  • Fabrícia Gonçalves Amaral Pontes Autor/a
  • Francisco Felipe Ramos Rodrigues Lima Autor/a
  • Francisco Éder Santos dos Santos Autor/a
  • Alan Derick de Araújo Lima Autor/a
  • André Gustavo Guerra da Silva Autor/a
  • Dayonne Soares dos Santos Autor/a
  • João Cláudio Nunes Carvalho Autor/a
  • Celso Ricardo Paraguay Autor/a
  • Tatiana de Freitas Paulo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n2-215

Palabras clave:

Tecnologia, Feminina, Programação, Digital

Resumen

No cenário global, a presença feminina em campos tecnológicos ainda é desproporcional, tornando crucial o desenvolvimento de iniciativas que incentivem e apoiem a participação de meninas neste setor. A plataforma Scratch, uma ferramenta de programação visual desenvolvida para iniciantes, oferece uma oportunidade ideal para promover essa inclusão. Este trabalho visou desenvolver jogos digitais com a participação feminina em tecnologias da informação através da criação de jogos digitais na Scratch, promovendo o desenvolvimento de habilidades de programação e a exploração de carreiras em ciência e tecnologia. A metodologia adotada envolveu a aplicação de tecnologias para apoiar a construção do conhecimento, que coloca a tecnologia a serviço dos aprendizes e permite a reflexão sobre o processo de aprendizado. Foram aplicados princípios da pedagogia de projetos, possibilitando às alunas aprender de forma prática e reconhecer sua autoria nas produções. A pesquisa resultou em três jogos educativos focados em números positivos e negativos, atingindo seus objetivos ao melhorar as habilidades tecnológicas das alunas. No entanto, a falta de suporte para trabalho colaborativo na plataforma Scratch apresentou limitações significativas, como a necessidade de concentrar o desenvolvimento em uma única conta, o que complicou a divisão de tarefas e o acesso ao trabalho.

Publicado

2024-10-31

Número

Sección

Articles