DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA E TUTORIA NA QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n12-155Palavras-chave:
Monitoria, Tutoria, Ensino Superior, Relatos de ExperiênciaResumo
Este artigo apresenta relatos de experiência envolvendo práticas de monitoria e tutoria desenvolvidas no ensino superior em duas áreas específicas, respectivamente, no curso de Direito e na graduação em Medicina com o objetivo de analisar suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação acadêmica dos participantes. A partir da descrição e reflexão crítica das atividades realizadas, evidenciam-se os principais desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os resultados percebidos tanto pelos estudantes atendidos quanto pelos monitores e tutores. As experiências vividas indicam que a mediação entre docentes e discentes favorece a superação de dificuldades de aprendizagem, fortalece o engajamento acadêmico e promove um ambiente colaborativo, contribuindo para a autonomia e o desempenho dos estudantes. Ademais, destaca-se o caráter formativo da monitoria e da tutoria, que possibilita aos monitores e tutores o desenvolvimento de competências pedagógicas, comunicativas e organizacionais. Conclui-se que essas práticas constituem importantes instrumentos de apoio institucional, capazes de potencializar a qualidade do ensino superior e ampliar a formação integral dos envolvidos.
Downloads
Referências
BARROWS, H. S. A taxonomy of problem‐based learning methods. Medical Education, Oxford, v. 20, n. 6, p. 481‑486, 1986.
CAMPOS, A. C. S.; RIBEIRO, E. C. O. Tutoria como estratégia para aprendizagem significativa em currículo integrado em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 246‑255, 2016.
CUNHA, M. I. Formação docente e inovação: epistemologias e pedagogias em questão. In: ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 14. 2008. Porto Alegre. Anais. Recife: Edições Bagaço, 2008.v.1. p.465-476.
CUNHA, M. I.; CECÍLIO, S. Aprendizagem baseada em problemas em um curso de Medicina: experiências e desafios. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 2, p. 165‑173, 2014.
LIMA, J. F. et al. Perspectivas de estudantes e egressos sobre a aprendizagem baseada em problemas na formação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29, n. 8, e06042024, 2024.
MAMEDE, S.; SCHMIDT, H. G. O aprendizado baseado em problemas na educação médica: fundamentos e evidências. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 45, n. 1, e021, 2021.
NATARIO, E. G. Programa de monitores para atuação no ensino superior: proposta de intervenção. 2001. 142 f. Tese (Doutorado) – Curso de Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2020.
NUNES, J. B. C. Monitoria Acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidade e trajetórias. Natal: Edufrn, 2007. p. 45-57.
OLIVEIRA, K. M. de; FERENC, A. V. F. Monitoria: da escola às Universidades, passado e presente. In: X COPEHE - CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, Diamantina, 2020. Anais [...] Diamantina: UFVJM, 2020.
PEREIRA, J. D. Monitoria: uma estratégia de aprendizagem e iniciação à docência. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação a docência: possibilidade e trajetórias. Natal: Edufrn, 2007. p. 69-80.
RODRIGUES, Horácio Wanderley; JÚNIOR ARRUDA, Edmundo Lima de. (Org.) Educação Jurídica. Coleção Pensando o Direito no Século XXI. Vol. II. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011.
SILVA, R. P. et al. Tutor efetivo na aprendizagem baseada em problemas. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, Sorocaba, v. 27, n. 2, p. 1‑10, 2025.
SOUZA, M. A.; COSTA, L. B.; GOMES, A. P. Aprendizagem baseada em problemas na educação em saúde: percepções de estudantes de Medicina. Revista da ABENO, Brasília, v. 21, n. 1, p. 1‑10, 2021.