EDUCAÇÃO MINERAL E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA JOVENS: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM JURUTI (PA)

Autores

  • Mateus Dias Batista Autor
  • Ádria Souza da Silva Autor
  • Joely Pereira Pinheiro Autor
  • Giselle Moreira do Vale Lima Autor
  • Alan Anderson de Arruda Tino Autor
  • Amanda Carvalho de Oliveira Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n11-247

Palavras-chave:

Educação, Extensão Universitária, Juruti, Mineração, Produção Textual

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar os principais resultados obtidos com a execução do projeto de extensão “Mineração: conhecendo a realidade que nos cerca”, iniciado em 2018 em Juruti-PA. O projeto teve como proposta desenvolver minicursos e oficinas sobre temas relacionados a mineração e à produção e interpretação de textos com discentes do 3° ano do ensino médio de escolas da rede pública. As oficinas possuíam duração de 3h e os minicursos apresentavam carga horária de 16h, por meio de 4 encontros. Um evento denominado I Mostra de Engenharia de Minas foi realizado ao final de 1 ano da execução do plano de trabalho.  Essas ações proporcionaram momentos de diálogo, exposição de materiais e reflexão, os quais levavam os jovens ao entendimento sobre a realidade mineira do município e à minimização das dificuldades nos processos de escrita e interpretação texto. Um total de 108 alunos participaram das oficinas de mineração e 84 jovens dos minicursos de produção textual. A I Mostra teve um público presencial de 114 pessoas. Foi possível trabalhar temas importantes para o futuro de Juruti, bem como envolver os discentes do curso de Engenharia de Minas na atividade de extensão, conscientizando-os sobre sua ação cidadã e sobre o papel da Universidade em contribuir com a propagação de informações corretas sobre a atividade de mineração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CALAES, G. D.; AMARAL, J. A. G. Imagem pública do setor de agregados. In: LUZ, A. B.; ALMEIDA, S. L. M. Manual de agregados para a construção civil. Rio de Janeiro: CETEM/MCTIC, 2012.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL (DNPM). Anuário mineral estadual – Pará. Brasília, 2017. 20 p.

GONTIJO, J. Pará dominará a mineração. O tempo. Disponível em:< https://www.otempo.com.br/capa/economia/par%C3%A1-dominar%C3%A1-a-min era%C3 %A7%C3%A3o-1.1863825>. Acesso em: 02 jul. 2018.

MISI, A., LINS, F. A. F. (Coords.). Valorização dos recursos minerais. In: SILVA, J. L., TUNDISI, J. G. Projeto de ciência para o Brasil. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018. p. 263-281.

MOREIRA, H. F. O desenvolvimento sustentável no contexto do setor mineral brasileiro. 2002. 58f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Gestão Ambiental, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: < http://www.cprm.gov.br/publique/media/desen_sust.pdf>. Acesso em: 26 de jan. 2018.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS MINERAIS DO ESTADO DO PARÁ - SIMINERAL. 7º Anuário mineral do Pará. 2018.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BATISTA, Mateus Dias; DA SILVA, Ádria Souza; PINHEIRO, Joely Pereira; LIMA, Giselle Moreira do Vale; TINO, Alan Anderson de Arruda; DE OLIVEIRA, Amanda Carvalho. EDUCAÇÃO MINERAL E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA JOVENS: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM JURUTI (PA). ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 11, p. e10192, 2025. DOI: 10.56238/arev7n11-247. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/10192. Acesso em: 5 dez. 2025.