JOGO MUDANÇA DE BASE: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ana Carolina Carius Autor
  • André Cotelli do Espírito Santo Autor
  • Carlos Alberto Marques de Souza Autor
  • Iago Arcas da Fonseca Autor
  • Matheus Garcez de Vasconcelos Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/ERR01v10n6-029

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino de Matemática, Aprendizagem

Resumo

Elaboramos um jogo chamado Mudança de Base, para ser aplicado na disciplina de Cálculo Numérico, nas turmas do curso de graduação em engenharia mecânica e de produção no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sudoku da Fonseca (CEFET/RJ) e no Centro Universitário Celso Lisboa (CEL). Utilizamos a metodologia da Gamificação, muito utilizada no ensino básico, porém pouco usada no ensino superior. Nosso objetivo é incentivar os alunos ao estudo dos conteúdos: bases de numeração e mudança de base, que eles apresentaram dificuldades no decorrer da aulas, durante as explicações e exercícios. Produzimos um torneio utilizando o jogo, onde os alunos disputaram entre si, no estilo de chaveamento mata-mata, que é um sistema de torneio eliminatório onde o perdedor de cada partida é eliminado do torneio, enquanto o vencedor avança para a próxima fase até que reste apenas um campeão. A cada rodada, o estudante vai aumentando seu número de pontos que será convertido em ponto extra na prova. Ao final da competição, aplicamos um questionário de satisfação, coletando opiniões dos alunos a respeito da atividade, e fizemos um levantamento estatístico, que mostrou um alto índice de satisfação por parte dos estudantes, indicando o quanto atividades assim são importantes para o engajamento e motivação nos estudos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DA SILVA, Andreza Regina Lopes et al. Gamificação na educação. Pimenta Cultural, 2014.

FARDO, M. L. A Gamificação como estratégia pedagógica: Estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. 2013. 104 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio De Janerio; São Paulo: Paz E Terra, 2019.

KAPP, Karl. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education.San Francisco, CA: Pfeiffer, 2012.

LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENDES, L. O. R. A Gamificação como estratégia de ensino: a percepção de professores de matemática. 2019. 188 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2019.

MURCIA, Juan Antonio M. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo.v. 1, n.3, pp.1-5, 1996.

PAULO, R. M.; SANTOS, J. C. A. DE P. Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n. 1, p. 183–197, 2011.

SILVA, L. M. F. P. da; HOLANDA, A. O.; PEREIRA, P. A. C. Revisão sistemática de literatura sobre o uso de jogos no Ensino Médio e Superior. Ensino Em Re-Vista, [S. l.], v. 31, n. Contínua, p. 1-28, 2024.

VELLOSO, F. Informática: conceitos básicos. [S.l.]:Elsevier Brasil, 2014.v. 9.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JOGO MUDANÇA DE BASE: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. (2025). ERR01, 10(6), e9779. https://doi.org/10.56238/ERR01v10n6-029