A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.56238/ERR01v10n5-060Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Aprendizagem, DesenvolvimentoResumo
O presente trabalho, desenvolvido a partir de uma visita de campo à Escola Municipal Raimunda Marta Carmo de Vasconcelos, tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e do letramento no contexto educacional atual. A pesquisa baseou-se em um levantamento bibliográfico, possibilitando uma revisão e aprofundamento teórico sobre a temática. Para a coleta e análise dos dados, adotou-se uma abordagem qualitativa, que favoreceu uma compreensão ampla do objeto de estudo. A alfabetização continua sendo uma das principais metas da educação brasileira, buscando garantir que os alunos estejam alfabetizados nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No entanto, ainda é possível identificar crianças que apresentam dificuldades no processo de leitura e escrita, o que exige do professor uma observação atenta e intervenções pedagógicas adequadas. Alfabetizar letrando configura-se como uma prática essencial e ainda desafiadora para muitos docentes, pois requer estratégias que integrem a leitura e a escrita em contextos significativos. Assim, o trabalho docente deve ir além da sala de aula, utilizando recursos didáticos diversificados e planejados com intencionalidade pedagógica. Este estudo, fruto da disciplina Projeto de Ensino em Educação, constitui um relato de experiência que evidencia a relevância da vivência prática na formação do pedagogo e no fortalecimento do compromisso com uma educação de qualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
–––––. Alfabetização e Letramento. 6. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
ALMEIDA, G. P. Práticas de alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional - Brasília: MEC, SEB, 2012.
FERREIRO, E. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. 4. ed. São Paulo, Editora: Cortez, 2012.
FONSECA, Vítor da. Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 3 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.
GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação. Brasília, v. 39, n. 3, p. 83-92, set./dez. 2010.
GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.
MACIEL, F. I. P.; LÚCIO, E. S. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRA, M. L.; MACIEL, F. I. P.; MARTINS, R. M. F. (Org.) Coleção Alfabetização e Letramento na Sala de Aula. Ed. Belo Horizonte: Editora, Autentica: Caele, 2008.
MORTATTI, M. R. L. Os Sentidos da Alfabetização. Ed. São Paulo: Editora. Unesp, 2000.
SILVA, C. S. R. O Planejamento das Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento. In: CASTANHEIRA, M. L.; MACIEL, F. I. P.; MARTINS, R. M. F. (Org.) Coleção Alfabetização e Letramento na Sala de Aula. Ed. Belo Horizonte: Editora, Autentica: Caele, 2008.
SILVA, João Da Mata Alves Da. O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual. 2012.
SISTO, F. F. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica. 1998.