GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE ESTRUTURADA DAS PRÁTICAS, TEORIAS E DESAFIOS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Felipe Menezes de Abreu Autor
  • Antonio Carlos dos Reis Bezerra Autor
  • David Alves Luna Autor
  • Francisco da Silva Pontes Autor
  • Lucas de Oliveira Moreira Autor
  • Paulo Cristiano Abreu de Jesus Autor
  • Paulo Pereira do Nascimento Autor
  • Rosivaldo de Jesus da Silva Rodrigues Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/ERR01v10n7-022

Palavras-chave:

Gamificação, Engajamento Escolar, Metodologias Ativas, BNCC, Tecnologias Educacionais

Resumo

Este artigo analisa a gamificação como estratégia pedagógica transformadora no contexto educacional brasileiro. A partir de uma revisão bibliográfica sistemática (2019-2025), investiga-se como a aplicação de mecânicas de jogos em ambientes não lúdicos impacta a motivação intrínseca, o engajamento e a retenção de conhecimento. O estudo articula a Teoria da Autodeterminação e a Teoria do Flow com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando tanto soluções digitais quanto analógicas. Os resultados apontam para um aumento significativo na participação discente, embora destaquem desafios críticos como a necessidade de letramento digital docente e a infraestrutura desigual nas escolas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

COELHO, Caroline Pugliero et al. GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: uma revisão sistemática de literatura. Revista Pedagógica, v. 24, p. 1-23, 2022.

COSTA, Maíra Fernandes et al. Desigualdades no acesso digital e educação: alternativas geradas nas escolas públicas durante necessidade de ensino remoto. 2023. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DE ALMEIDA, Daniel Ramaldes. Gamificação como atividade lúdico-didática no ensino básico no Brasil: uma revisão sistemática sobre o tema. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade do Minho (Portugal).

DE MENEZES, Reginaldo Santos. Motivação na Educação: Estratégias para Engajar e Inspirar Alunos. 16 Tons, 2024.

FAGUNDES, Umelda Miranda. Gamificação como metodologia e o ensino superior: perspectivas de uma proposta de engajamento aplicada na educação mediada com tecnologias digitais. 2023. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado da Bahia (Brazil).

LIMA, José Carlos Souza. Variação do rank em sala de aula e o impacto nos resultados educacionais: evidências para rede pública de ensino do Ceará. 2022.

MOREIRA, Jussara Adolfo; MONTEIRO, Willmara Marques. O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 2, p. 546-555, 2018.

NARDIN, Maria Helena. Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas relações com a aprendizagem. 2007.

PORTO, Marcelo et al. Uma ontologia de gamificação fundamentada pela Teoria da Autodeterminação em contextos educacionais. 2021.

SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana. Educação no Século XXI: Métodos e Ferramentas no Mundo Atual. EBPCA-Editora Aluz, 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE ESTRUTURADA DAS PRÁTICAS, TEORIAS E DESAFIOS NO CENÁRIO BRASILEIRO. (2025). ERR01, 10(7), e10793. https://doi.org/10.56238/ERR01v10n7-022