EVAPOTRANSPIRAÇÃO E COEFICIENTE DE CULTIVO DA CEBOLINHA VERDE CULTIVADA EM AMBIENTE PROTEGIDO
Palavras-chave:
Allium fistulosum L, Consumo Hídrico, Lisimetria, Hortaliças, Ambiente ProtegidoResumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o consumo hídrico e a evapotranspiração de referência (ET0) da cebolinha verde cultivada em ambiente protegido por meio de diferentes modelos matemáticos.
Referencial Teórico: A presente pesquisa fundamenta-se em conceitos de fisiologia vegetal e manejo da irrigação ambos em ambiente protegido.
Método: Para obter-se o coeficiente de cultivo (Kc), foi calculda a razão entre a evapotranspiação da cultura (ETc), que foi determinada por meio do sistema SLIMCAP e a evapotranspiração de referência (ET0), que foi estimada pelos métodos de Penman-Monteith, Hargreaves-Samani, Radiação Solar, Blaney-Criddle e Priestley-Taylor.
Resultados e Discussão: A ETc da cultura da cebolinha em ambiente protegido acumulado foi de 178,12 mm no ciclo de 35 dia, o que equivale a Etc média diária de 4,95 mm. O consumo hídrico da cebolinha teve um valor máximo de 7,56 mm dia-1, e o Kc da cebolinha indicado para condições de ambiente protegido é: fase I: 0,59; fase II: 0,80; fase III: 1,06 (padrão FAO de Penman-Monteith).
Implicações da Pesquisa: A presente pesquisa pode auxiliar o produtor de mudas a entender como o coeficente de cultivo e a evapotrasnpiração da cultura funcionam, dessa forma contribuindo para projetos de produção vegetal em ambientes protegidos.
Originalidade/Valor: A pesquisa é relevante por abordar uma cultura pouco trabalhada e mensionada na literatura, oferecendo dados aplicáveis ao manejo sustentável em ambientes protegidos.