GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROMOVENDO O ENGAJAMENTO DE TODOS OS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev6n2-147Palavras-chave:
Gamificação, Educação Inclusiva, Engajamento, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologia EducacionalResumo
A gamificação, definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos, tem se mostrado uma estratégia promissora para engajar estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Quando aplicada ao contexto da educação inclusiva, a gamificação oferece oportunidades para aumentar a participação de estudantes com diferentes perfis e necessidades, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e envolvente. Este artigo explora o impacto da gamificação na educação inclusiva, analisando como essa abordagem pode ser utilizada para garantir que todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência e outros desafios de aprendizado, possam se beneficiar de metodologias inovadoras. A partir de uma revisão de literatura e de estudos de caso, o artigo discute os principais benefícios da gamificação para a inclusão, como o aumento do engajamento, a personalização do aprendizado e a motivação intrínseca dos alunos. Conclui-se que a gamificação tem um papel fundamental no avanço de uma educação mais inclusiva e equitativa, destacando a necessidade de infraestrutura e capacitação docente adequadas para sua implementação eficaz.