GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROMOVENDO O ENGAJAMENTO DE TODOS OS ESTUDANTES

Authors

  • Walaci Magnago Author
  • Paula de Castro Nunes Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n2-147

Keywords:

Gamificação, Educação Inclusiva, Engajamento, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologia Educacional

Abstract

A gamificação, definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos, tem se mostrado uma estratégia promissora para engajar estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Quando aplicada ao contexto da educação inclusiva, a gamificação oferece oportunidades para aumentar a participação de estudantes com diferentes perfis e necessidades, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e envolvente. Este artigo explora o impacto da gamificação na educação inclusiva, analisando como essa abordagem pode ser utilizada para garantir que todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência e outros desafios de aprendizado, possam se beneficiar de metodologias inovadoras. A partir de uma revisão de literatura e de estudos de caso, o artigo discute os principais benefícios da gamificação para a inclusão, como o aumento do engajamento, a personalização do aprendizado e a motivação intrínseca dos alunos. Conclui-se que a gamificação tem um papel fundamental no avanço de uma educação mais inclusiva e equitativa, destacando a necessidade de infraestrutura e capacitação docente adequadas para sua implementação eficaz.

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Published

2024-10-16

Issue

Section

Articles

How to Cite

MAGNAGO, Walaci; NUNES, Paula de Castro. GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROMOVENDO O ENGAJAMENTO DE TODOS OS ESTUDANTES. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 2, p. 2902–2911, 2024. DOI: 10.56238/arev6n2-147. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/863. Acesso em: 18 jan. 2025.