EMPODERANDO AS CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA PARA DESTACAR O PROTAGONISMOS DAS MULHERES NA MATEMÁTICA

Autores

  • José Gustavo Lima Ferreira Autor
  • Kaike dos Santos Lopes Autor
  • Silmara Mikaelly Souza Brito Autor
  • Tiago Emanoel Melo Pereira Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n9-273

Palavras-chave:

Mulheres na Matemática, Ensino de Matemática, Ensino Inovador, STEM

Resumo

O escrito descreve a experiência de sucesso da Feira de Conhecimentos 2024 na Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves (ETECNA), que abordou o tema, Mulheres na Ciência, com foco específico na sub-representação feminina nas áreas de Ciências Exatas, neste caso a Robótica, Física, Matemática e a Estatística, buscando resgatar figuras históricas muitas vezes invisibilizadas, como Hipátia de Alexandria, Sophie Germain, Marília Chaves Peixoto e Elza Gomide, além de conectar suas trajetórias à realidade contemporânea por meio de uma abordagem criativa. Para manter a atenção do público alvo do evento, que são principalmente os alunos do 9º do ensino fundamental, a exposição foi estruturada em uma narrativa de ficção científica, com viagens temporais, encenações teatrais, jogos, robôs e recursos audiovisuais, onde a experiência imersiva trouxe ciência e cultura pop para o mesmo palco, tornando o aprendizado mais lúdico e acessível. A preparação dos produtos educacionais e o desenvolvimento das atividades foi realizado por grupos de alunos separados em diferentes eixos temáticos, História da Matemática no Brasil, História da Matemática no Mundo, Estatística/Probabilidade e Robótica, resultando por meio destes um impacto positivo em duas frentes, com o aprimoramento das habilidades interpessoais e acadêmicas dos alunos participantes, como na oralidade e no trabalho em equipe e o sucesso em despertar o interesse e a conscientização dos visitantes sobre a importância da diversidade e das contribuições femininas nas áreas STEM. A conclusão reforça o potencial transformador de métodos educativos não instrumentalizados e inovadores, que utilizam a interatividade e a criatividade para promover o conhecimento científico e a reflexão social, garantindo que até uma área rodeada de preconceitos como a matemática possa ser palatável e interessante para todos os públicos, facilitando o aprendizado e possibilitando discussões sobre o assunto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CAVALARI, M. F. RPM 80 - História e Histórias. Acesso em: 28 maio. 2024.

CERIGATTO, M. P. EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICO-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA. Educação em Revista, v. 38, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469825791.

COSTA, Vitor. “Cultura de massa: reflexões sobre a influência midiática”. Rabisco da História, 24 de maio de 2020. Disponível em: https://rabiscodahistoria.com/cultura-de-massa-reflexoes-sobre-a-influencia-midiatica/.

FILHO, D. C. DE M. RPM 30 - As mulheres na Matemática. Acesso em: 28 maio. 2024.

FILHO, D. C. DE M. RPM 33 - ...E elas finalmente chegaram. Acesso em: 28 maio. 2024.

ORSI, Carlos.“Diversidade na ciência’’. Instituto questão de ciência, 13 de junho de 2020. Disponível em: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/apocalipse-now/2020/06/13/diversidade-na-ciencia.

Sophie Germain’s Early Contribution to the Elasticity Theory. MRS Bulletin, v. 24, n. 11, p. 70–71, 1999.

TARASIUK, Karina. ‘’Por que precisamos de mais mulheres nas ciências exatas?’’. Jornal da USP, 05 de março de 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/por-que-precisamos-de-mais-mulheres-nas-ciencias-exatas/.

THE EDITORS OF ENCYCLOPEDIA BRITANNICA. Maria Gaetana Agnesi, 12 maio 2024. Disponível em: https://www.britannica.com//biography/Maria-Gaetana-Agnesi.

Downloads

Publicado

2025-09-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, José Gustavo Lima; LOPES, Kaike dos Santos; BRITO, Silmara Mikaelly Souza; PEREIRA , Tiago Emanoel Melo. EMPODERANDO AS CIÊNCIAS EXATAS: UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA PARA DESTACAR O PROTAGONISMOS DAS MULHERES NA MATEMÁTICA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 9, p. e8408, 2025. DOI: 10.56238/arev7n9-273. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/8408. Acesso em: 5 dez. 2025.