EXPERIMENTANDO COM A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E MATEMÁTICA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev6n1-033Palavras-chave:
Educação Matemática, Avaliação da Aprendizagem, Descritores e HabilidadesResumo
Nessa produção, uma experimentação realizada em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do Paraná com avaliação diagnóstica e com matemática é enunciada. Com o objetivo de analisar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes em relação a conteúdos matemáticos correspondentes a descritores e habilidades das matrizes de referência de matemática do 5º ano do Ensino Fundamental de avaliações externas, foi elaborado e aplicado um instrumento de avaliação diagnóstica, fundamentado nos quatro eixos temáticos: espaço e forma; grandezas e medidas; números e operações; e tratamento de informações. A escolha por utilizar os descritores do referido ano escolar se deu considerando que, por vezes, a prática de avaliação da aprendizagem em sala de aula de matemática se confunde com a preparação para as avaliações externas, sempre em busca de um resultado ideal, e a escolha da matriz do 5 º ano se deu por ser o ano escolar anterior cursado pelos estudantes. A análise das informações obtidas a partir da aplicação do instrumento demonstrou que a ação de avaliação, quando entendida como um processo, transcende a função de classificar e se torna um potente acontecimento para oportunidades de aprendizagens, para a produção do conhecimento matemático e para o planejamento de intervenções pedagógicas.
Downloads
Referências
BURIASCO, R. L. C. Sobre uma avaliação em matemática – uma reflexão. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/n36/n36a15.pdf. Acesso em: 10 jan. 2025.
HOFFMAN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 16.ed. Porto Alegre: Educação & Realidade 1995.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 9.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MATEMÁTICA: Orientações para o professor, Saeb/Prova Brasil, 4ª série/5ºano, ensino Fundamental. Brasília: Inep, 2009.
MACHADO, M. A. C. A. Diagnóstico para superar o tabu da avaliação nas escolas. AMAE Educando, n. 255, 1995.
RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
VASCONCELOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudanças. São Paulo: Libertad - Centro de Formações e Assessoria Pedagogia, 1998.