USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA “EMPURROTERAPIA” COMO PRÁTICA ILEGAL E CONTROVERSA AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Lindomar de Paula Paixão Autor
  • César Albenes de Mendonça Cruz Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n6-323

Palavras-chave:

“Empurroterapia”, Uso racional de medicamentos, Assistência farmacêutica

Resumo

O tema principal deste trabalho é o uso racional de medicamentos no Brasil, com foco na análise da prática ilegal e controversa conhecida como “empurroterapia”, que compromete o uso adequado de medicamentos. A pesquisa tem como objetivo principal analisar como essa prática compromete a prática farmacêutica e o uso racional de medicamentos no país. Para o desenvolvimento do artigo, primeiramente será feito uma explanação de como a prática farmacêutica mudou durante os últimos anos, exibindo as leis que foram fundamentais para que o processo ocorresse no Brasil. Posteriormente, será feita uma análise do conceito de “empurroterapia”, visando, por último, analisar a assistência farmacêutica e o uso racional de medicamentos. A metodologia utilizada será a pesquisa de revisão bibliográfica, procurando utilizar artigos sobre o tema e estudos sobre a legislação pertinente. Os resultados serão divulgados a partir da publicação da dissertação e publicação de artigos em revistas indexadas e afins.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PAIXÃO, Lindomar de Paula; CRUZ, César Albenes de Mendonça. USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA “EMPURROTERAPIA” COMO PRÁTICA ILEGAL E CONTROVERSA AO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 6, p. 34652–34657, 2025. DOI: 10.56238/arev7n6-323. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/6218. Acesso em: 5 dez. 2025.