Processos de auditoria em direitos humanos e mecanismos de participação: lições e desafios advindos do licenciamento ambiental brasileiro

Autores

  • Flavia Silva Scabin Autor
  • Julia Cortez da Cunha Cruz Autor
  • Tamara Brezighello Hojaij Autor

Palavras-chave:

Participação, Engajamento, Auditoria em direitos humanos, Direitos humanos e empresas

Resumo

Processos de auditoria em direitos humanos incluem mecanismos de participação e engajamento da empresa com as comunidades impactadas por suas atividades. A participação e o engajamento de comunidades já são exigidos no Brasil no contexto do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos. O presente artigo se propõe a analisar essa experiência e a compreender os seus desafios, isso com o objetivo de fornecer orientações para o desenvolvimento de mecanismos semelhantes no âmbito de processos de auditoria em direitos humanos. Essa comparação permite concluir que, para garantir que a proteção aos direitos das comunidades impactadas seja efetiva, as ferramentas de participação devem ser utilizadas desde os momentos iniciais do planejamento e tomada de decisão de negócios e empreendimentos, devem envolver informação e capacitação da comunidade e os resultados dos processos de participação devem ser efetivamente considerados pelos mecanismos de tomada de decisão da empresa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Edição

Seção

Articles

Como Citar

SCABIN, Flavia Silva; CRUZ, Julia Cortez da Cunha; HOJAIJ, Tamara Brezighello. Processos de auditoria em direitos humanos e mecanismos de participação: lições e desafios advindos do licenciamento ambiental brasileiro. ARACÊ , [S. l.], v. 2, n. 3, 2024. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/512. Acesso em: 11 abr. 2025.