TECNOLOGIAS EMERGENTES E BIBLIOTECONOMIA: CONEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

  • Liliane Chaves de Resende Autor
  • Cíntia de Azevedo Lourenço Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n4-239

Palavras-chave:

Bibliotecário, Serviços de biblioteca, Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologias emergentes, Quarta Revolução Industrial

Resumo

A quarta fase da revolução industrial (4IR), marcada por avanços tecnológicos, contribuiu com inúmeras melhorias para a vida humana. Simultaneamente, essa revolução tecnológica exige de todos os domínios, inclusive das bibliotecas, uma mudança de padrões e comportamentos, de forma ser possível utilizar as tecnologias propostas dessa revolução. O presente artigo apresenta tecnologias emergentes que podem contribuir com as práticas bibliotecárias. Um aporte teórico das relações necessárias da área da biblioteconomia com as tecnologias emergentes da 4IR. O objetivo é apresentar desafios na adoção dessas tecnologias pelas bibliotecas. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. Utiliza-se o método de pesquisa bibliográfica para aprofundamentos do tema, possibilitando a construção de uma compreensão teórica sobre as contribuições da adoção de tecnologias emergentes para com as atividades bibliotecárias. Um panorama das principais tecnologias emergentes utilizadas nas bibliotecas e como essas tecnologias contribuem com as práticas bibliotecárias são apresentados. Considera-se que o fazer bibliotecário pode ser aprimorado com o uso dos recursos tecnológicos da 4IR, tornando a biblioteca um lugar mais acessível e significante. Recomenda-se que os cursos de biblioteconomia incluam o desenvolvimento dessas competências em seus currículos, para que os futuros profissionais possam desenvolver habilidades e competências tecnológicas que atendam as demandas da 4IR.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-04-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE RESENDE, Liliane Chaves; LOURENÇO, Cíntia de Azevedo. TECNOLOGIAS EMERGENTES E BIBLIOTECONOMIA: CONEXÕES NECESSÁRIAS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 4, p. 19777–19801, 2025. DOI: 10.56238/arev7n4-239. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4609. Acesso em: 5 dez. 2025.