CONHECIMENTO, AUTOCUIDADO E RISCO PARA ULCERAÇÃO NOS MEMBROS INFERIORES DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO

Autores

  • Ellen Taynara Santos Autor
  • Jéssica Maiara Pereira Barbosa Autor
  • Carlos Renato dos Santos Autor
  • Gabrielly Laís de Andrade Souza Autor
  • Glícia Maria de Oliveira Autor
  • Maria da Conceição Cavalcanti de Lira Autor
  • Augusto Cesar Barreto Neto Autor
  • Ellen Cristina Barbosa dos Santos Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n4-035

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Autocuidado, Conhecimento, Pé diabético

Resumo

Objetivou-se identificar o conhecimento sobre o DM, o autocuidado praticado e o risco para desenvolvimento de úlceras em membros inferiores (MMII) em pessoas atendidas pela atenção básica de saúde em Vitória de Santo Antão-PE. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo exploratório, quantitativo, realizado de agosto de 2023 a janeiro de 2024, através de dois questionários (Date-Q e Ficha de avaliação clínica em MMII para prevenção do pé diabético). O estudo contou com uma amostra de 81 participantes onde notou-se que 92,4% dos entrevistados desconheciam a função do exame hemoglobina glicada, bem como o valor esperado para o mesmo. Sobre o autocuidado, 79% não realizavam a lavagem/ secagem correta dos pés e 55,6% não possuíam o hábito de examiná-los diariamente. Os 60,5% dos entrevistados apresentavam algum nível de risco para o desenvolvimento de úlceras em MMII e, destes, 46,9% apresentavam risco 2, que está associado à presença de Perda da Sensibilidade Plantar (PSP) junto a presença de sinais e sintomas que estão relacionados à Doença Arterial Obstrutiva Periférica. O desconhecimento acerca da autogestão da doença e suas complicações, a presença de déficits no autocuidado com os pés e o risco para o desenvolvimento de lesões ulcerativas nos MMI identificados, nesse estudo, sinalizam a necessidade de medidas educativas que tenham como objetivo melhorar o conhecimento, o autocuidado e reduzir o risco de complicações decorrentes da doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-04-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Ellen Taynara; BARBOSA, Jéssica Maiara Pereira; DOS SANTOS, Carlos Renato; SOUZA, Gabrielly Laís de Andrade; DE OLIVEIRA, Glícia Maria; DE LIRA, Maria da Conceição Cavalcanti; BARRETO NETO, Augusto Cesar; DOS SANTOS, Ellen Cristina Barbosa. CONHECIMENTO, AUTOCUIDADO E RISCO PARA ULCERAÇÃO NOS MEMBROS INFERIORES DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 4, p. 16210–16235, 2025. DOI: 10.56238/arev7n4-035. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/4259. Acesso em: 8 dez. 2025.