FERRAMENTA WEB BASEADA EM DADOS PROFUNDOS PARA AVALIAR O RISCO DE CÂNCER INDUZIDO POR RÁDIO APÓS EVENTOS NUCLEARES URBANOS

Autores

  • Itamar A. T. Pereira Autor
  • Raquel A. A. C. Oliveira Autor
  • Sergio Gavazza Autor
  • Edson R. Andrade Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-234

Palavras-chave:

Risco Radiológico, Expectativa de vida perdida, Avaliação de Aplicações Web

Resumo

O estudo apresenta um programa de computador online que aproveita dados de relatórios sobre os efeitos biológicos da radiação ionizante (BEIR V e VII). Este programa é projetado especificamente para avaliação de risco radiológico conservador e inicial em um cenário simulado de contaminação/exposição por materiais radioativos. Também estima a expectativa de vida perdida (LLE) devido a cânceres induzidos pela exposição a baixos níveis de radiação ionizante. Para calcular o risco radiológico, os usuários precisam inserir a dose (em Sv) à qual os indivíduos foram expostos, a idade em que a exposição ocorreu e, dependendo do modelo (tumores sólidos ou leucemia), o sexo e a idade dos indivíduos. O programa, construído usando Ruby on Rails e a linguagem de programação de uso geral Ruby, é um aplicativo da web totalmente funcional com um banco de dados PostgreSQL. O objetivo fundamental deste estudo é avaliar o impacto potencial do uso de uma aplicação web na agilização de tarefas iniciais específicas, orientando a priorização do atendimento precoce e, assim, aumentando a precisão da tomada de decisão por meio de parâmetros de usabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Itamar A. T.; OLIVEIRA, Raquel A. A. C.; GAVAZZA, Sergio; ANDRADE, Edson R. FERRAMENTA WEB BASEADA EM DADOS PROFUNDOS PARA AVALIAR O RISCO DE CÂNCER INDUZIDO POR RÁDIO APÓS EVENTOS NUCLEARES URBANOS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 8575–8587, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-234. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3458. Acesso em: 5 dez. 2025.