SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA POTENCIALIZA O EFEITO PROTETOR DA CARGA E REDUZ DANOS MUSCULARES EM PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA

Autores/as

  • Eder Vanderson Marques Vargas Autor/a
  • Ederson da Silva Vieira Autor/a
  • Marco Antonio Machado dos Santos Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n2-155

Palabras clave:

Creatina, Treinamento de Força, Efeito Protetor da Carga, Recuperação Muscular, Creatina Quinase

Resumen

A suplementação de creatina (Cr) tem sido amplamente utilizada por atletas e praticantes de exercícios resistidos para melhora no desempenho físico e recuperação muscular. Apesar disso, nem todos os seus efeitos são completamente conhecidos, especialmente no contexto do efeito protetor da carga (EPC). Este estudo investigou se a suplementação de Cr pode potencializar o EPC e reduzir marcadores de dano muscular em 20 homens saudáveis, praticantes de musculação há mais de seis meses (idade: 26 ± 7 anos; massa corporal: 81,3 ± 9,2 kg; estatura: 177 ± 0,07 cm). Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: suplementação de creatina (CRE) e placebo (PLA). O grupo CRE recebeu 20 g de creatina monoidratada por dia (4 doses de 5 g), enquanto o grupo PLA recebeu maltodextrina na mesma dosagem. O protocolo experimental foi conduzido ao longo de 25 dias e incluiu testes de força (1RM no exercício rosca bíceps no banco Scott), coleta sanguínea para análise da creatina quinase (CK) e avaliação da percepção de dor muscular tardia (DMT). Os resultados mostraram que a suplementação de Cr reduziu significativamente a percepção de dor após a primeira e a segunda sessões de exercício, além de promover uma resposta mais atenuada dos níveis de CK em comparação ao grupo PLA. O grupo CRE também apresentou um aumento significativo na massa corporal total (MCT), o que não foi observado no grupo PLA. Esses achados indicam que a suplementação de Cr pode potencializar o EPC, reduzindo o dano muscular induzido pelo exercício e auxiliando na continuidade de programas de treinamento de força. Estudos futuros são necessários para investigar os mecanismos associados a esses efeitos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-02-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

VARGAS, Eder Vanderson Marques; VIEIRA, Ederson da Silva; DOS SANTOS, Marco Antonio Machado. SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA POTENCIALIZA O EFEITO PROTETOR DA CARGA E REDUZ DANOS MUSCULARES EM PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 2, p. 7184–7196, 2025. DOI: 10.56238/arev7n2-155. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3324. Acesso em: 5 dec. 2025.