APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE HÁBITOS DE UTILIZAÇÃO DE DERMOCOSMÉTICOS

Autores

  • Camille Schmidt de Proença Autor
  • Leandra Marques Ferreira Nobre Autor
  • Carla Adriana Pizarro Schmidt Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n1-225

Palavras-chave:

Dermatologia, Medicina, Pesquisa por Enquetes

Resumo

O presente estudo teve como objetivo a apresentação de um instrumento confiável para realização de pesquisas do tipo levantamento, a respeito do conhecimento, utilização e costumes dos entrevistados em relação a dermocosméticos, consultas a dermatologistas e conceitos dos entrevistados sobre os necessários cuidados com a pele. Para tanto um questionário foi elaborado, aprovado por comitê de ética em pesquisa e aplicado a 199 pessoas, para que de posse dos resultados os necessários testes estatísticos de confiabilidade fossem realizados. Os resultados obtidos mostraram que o questionário elaborado pode ser considerado confiável e dessa forma o presente estudo apresenta essa nova ferramenta de pesquisa, pois nenhum questionário para tal fim foi encontrado pronto e validado na literatura recente que foi pesquisada. Cabe destacar que é muito importante conhecer comportamentos, atitudes, opiniões e preferências das pessoas para que se possa atuar conscientemente no mercado da dermatologia, buscando ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas, prevenir doenças e conscientizar a população dos comportamentos que devem ser modificados ou mantidos em determinadas situações, pois conhecer as opiniões e comportamento do cliente é essencial em qualquer área de atuação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE PROENÇA, Camille Schmidt; NOBRE, Leandra Marques Ferreira; SCHMIDT, Carla Adriana Pizarro. APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE HÁBITOS DE UTILIZAÇÃO DE DERMOCOSMÉTICOS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 3781–3794, 2025. DOI: 10.56238/arev7n1-225. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3031. Acesso em: 5 dez. 2025.