LINFOMA HEPATOESPLÊNICO DE CÉLULAS T COMO CAUSA DE HIPERESPLENISMO: UM CASO RARO DE LINFOMA NÃO-HODGKIN QUE REQUER ESPLENECTOMIA

Autores

  • Henrique Budib Dorsa Pontes Autor
  • Rodrigo Ibañez Tiago Autor
  • Mariana Tessi de Souza Autor
  • Paola Vieira Beloni Autor
  • Claudio Kleber Juiz de Souza Autor
  • Maria Luiza Azambuja Caramori Autor
  • Frederico Louveira Ayres Autor
  • Ronald Reverdito Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n4-473

Palavras-chave:

Hepatoesplenomegalia, Hiperesplenismo, Pancitopenia, Esplenectomia, Linfoma de células T

Resumo

O linfoma hepatoesplênico de células T (HSTCL) representa um subconjunto raro e agressivo de linfomas periféricos de células T com desafios diagnósticos complexos. Apresentamos o caso de um homem de 26 anos que apresentou hepatoesplenomegalia progressiva, pancitopenia persistente e infecções recorrentes. A investigação diagnóstica inicial, incluindo múltiplas biópsias esplênicas e avaliação da medula óssea, mostrou-se inconclusiva. O paciente foi submetido a esplenectomia terapêutica devido a hiperesplenismo grave, resultando em um espécime de 3.970g. Apesar das complicações pós-operatórias exigirem cirurgia de controle de danos, o paciente obteve melhora hematológica sustentada. A análise imuno-histoquímica do espécime de esplenectomia revelou uma população atípica de células T (CD2+/-, CD3+, CD7+) com coexpressão de CD56, confirmando o HSTCL. Este caso enfatiza a importância do diagnóstico diferencial abrangente na hepatoesplenomegalia criptogênica e destaca a esplenectomia como ferramenta diagnóstica e terapêutica. Mais pesquisas em centros especializados são necessárias para entender melhor os resultados a longo prazo e os benefícios potenciais da esplenectomia no tratamento do HSTCL.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PONTES, Henrique Budib Dorsa; TIAGO, Rodrigo Ibañez; DE SOUZA, Mariana Tessi; BELONI, Paola Vieira; DE SOUZA, Claudio Kleber Juiz; CARAMORI, Maria Luiza Azambuja; AYRES, Frederico Louveira; REVERDITO, Ronald. LINFOMA HEPATOESPLÊNICO DE CÉLULAS T COMO CAUSA DE HIPERESPLENISMO: UM CASO RARO DE LINFOMA NÃO-HODGKIN QUE REQUER ESPLENECTOMIA. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 4, p. 19089–19100, 2024. DOI: 10.56238/arev6n4-473. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2623. Acesso em: 7 dez. 2025.