COMBINANDO BUSCA TABU E ALGORITMOS GENÉTICOS PARA RESOLVER O PROBLEMA DE MARKETING DIRETO CONSIDERANDO O CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS

Autores

  • Felipe Martins Müller Autor
  • Vanessa Andréia Schneider Autor
  • Iaê Santos Bonilha Autor
  • Veridiane Bárbara de Souza Autor
  • Greici da Rosa da Cruz Autor
  • Michalis Mavrovouniotis Autor
  • Gédson Mário Borges Dal Forno Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n4-413

Palavras-chave:

Problema de marketing direto, Heurística híbrida, Canibalismo

Resumo

Este trabalho trata do problema da seleção de um conjunto de clientes que receberão uma oferta para um ou mais produtos durante uma campanha de promoção. Essas campanhas são ferramentas de marketing fundamentais para melhorar o lucro econômico de uma empresa, seja pela aquisição de novos clientes ou pela geração de receita adicional de clientes existentes. Trabalhamos com um modelo matemático bem conhecido para o problema. Acrescentamos ao problema a restrição do canibalismo, que evita que alguns produtos sejam oferecidos simultaneamente, para simular produtos concorrentes canibalizando o mercado uns dos outros. Propomos uma heurística híbrida, a primeira combinando um Algoritmo Genético (GA) com Tabu Search (TS). Extensos experimentos computacionais foram realizados em um conjunto de problemas de teste da literatura com e sem a restrição de canibalismo. Comparamos nosso método com um TS e um Matheuristic da literatura. O método híbrido supera os métodos concorrentes em todos os casos de teste e em todos os tamanhos de instâncias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-12-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MÜLLER, Felipe Martins; SCHNEIDER, Vanessa Andréia; BONILHA, Iaê Santos; DE SOUZA, Veridiane Bárbara; DA CRUZ, Greici da Rosa; MAVROVOUNIOTIS, Michalis; FORNO, Gédson Mário Borges Dal. COMBINANDO BUSCA TABU E ALGORITMOS GENÉTICOS PARA RESOLVER O PROBLEMA DE MARKETING DIRETO CONSIDERANDO O CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 4, p. 18091–18107, 2024. DOI: 10.56238/arev6n4-413. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2540. Acesso em: 5 dez. 2025.