UMA AUSÊNCIA NÃO SENTIDA? INFORMAÇÃO CONTÁBIL E SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Marcus Fábio Mendes Feitosa Autor
  • Edmilson Soares Campos Autor
  • Tiago Mota dos Santos Autor
  • Gabriela de Oliveira Feitosa Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n4-175

Palavras-chave:

Micro e pequenas empresas, Informações contábeis, Sobrevivência empresarial, Crédito bancário, Avaliação de decisões financeiras

Resumo

Este estudo analisa os efeitos negativos da falta de informações contábeis precisas e da incapacidade dos gestores em tomar decisões com base nos dados disponíveis no desempenho e sobrevivência das micro e pequenas empresas. A pesquisa é do tipo exploratória e envolveu uma análise aprofundada de artigos e periódicos relacionados ao tema, bem como um estudo minucioso da legislação que orienta a liberação de crédito para micro e pequenas empresas. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas estruturadas com gestores de empresas que obtiveram êxito em sua gestão financeira, bem como com aqueles que enfrentaram dificuldades. Os resultados revelaram que esses fatores afetam diretamente a obtenção de crédito bancário e a gestão eficiente dos recursos financeiros dessas empresas. Identificou-se uma predominância de gestores jovens, com baixo nível de escolaridade e sem formação específica na área, ressaltando a necessidade de investimento em capacitação. A maioria das empresas pertencia ao comércio varejista, enquadradas no regime tributário do Simples Nacional, com uma equipe reduzida. Observou-se o uso de planilhas eletrônicas e controles manuais, com limitado uso de sistemas informatizados. A falta de métodos formais de avaliação de decisões e a falta de consideração de indicadores financeiros na contratação de crédito foram evidenciadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FEITOSA, Marcus Fábio Mendes; CAMPOS, Edmilson Soares; DOS SANTOS, Tiago Mota; FEITOSA, Gabriela de Oliveira. UMA AUSÊNCIA NÃO SENTIDA? INFORMAÇÃO CONTÁBIL E SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 4, p. 14011–14036, 2024. DOI: 10.56238/arev6n4-175. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2136. Acesso em: 7 dez. 2025.