VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE PUÉRPERAS SOBRE OS SINAIS GERAIS DE PERIGO DO RECÉM-NASCIDO

Autores

  • Maria Tereza Ferreira Soares Autor
  • Sandra Trindade Low Autor
  • Maria Eduarda da Silva Bastos Autor
  • Ana Júlia Falcão Nascimento Autor
  • Maria Aparecida Beserra Autor
  • Lêda Maria de Lima Cantarutti Autor
  • Maria Joana Pereira Neta Autor
  • Maria Benita Alves da Silva Spinelli Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n4-013

Palavras-chave:

Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Estudo de validação, Recém-nascido

Resumo

A validação de um instrumento é fundamental para garantir confiabilidade e precisão dele. Este estudo teve como objetivo validar um instrumento de avaliação do Conhecimento, Atitude e Prática de puérperas em alojamento conjunto sobre sinais gerais de perigo que o recém-nascido pode apresentar. O estudo seguiu 7 etapas: 1º estruturação conceitual, 2º definição dos objetivos do instrumento, 3º construção dos itens e das escalas de resposta, 4º seleção e organização dos itens, 5º estruturação do instrumento, 6º validação de conteúdo e 7º realização do pré-teste. Depois, foi realizada a avaliação das propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. A análise estatística dos dados avaliou o IVC da pertinência, relevância e clareza para cada item e todos os itens avaliados no inquérito final, tiveram IVC maior ou igual a 0,8 no quesito pertinência e relevância. A versão final do instrumento foi validada contendo 41 itens separados por 3 domínios, Conhecimento, Atitude e Práticas. A consistência interna do instrumento avaliada pelo Coeficiente de Cronbach mostrou que o instrumento possui alta confiabilidade com alfa igual a 0,88. Validar esse instrumento foi fundamental, pois possibilitou aplicação, análise e planejamento adequados de intervenções que possam melhorar o cuidado com os recém-nascidos e diminuir mortes evitáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOARES, Maria Tereza Ferreira; LOW, Sandra Trindade; BASTOS, Maria Eduarda da Silva; NASCIMENTO, Ana Júlia Falcão; BESERRA, Maria Aparecida; CANTARUTTI, Lêda Maria de Lima; PEREIRA NETA, Maria Joana; SPINELLI, Maria Benita Alves da Silva. VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE PUÉRPERAS SOBRE OS SINAIS GERAIS DE PERIGO DO RECÉM-NASCIDO. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 4, p. 11104–11125, 2024. DOI: 10.56238/arev6n4-013. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/1873. Acesso em: 5 dez. 2025.