A FORMAÇÃO DOCENTE E O COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUITATIVA

Autores

  • Sinvaldo de Souza Gino Autor
  • Allany Calaça da Silva Autor
  • Paula Alvarez Cabanêz Autor
  • Fernanda Ribeiro Jordão Guimarães Autor
  • Janete Silva de Senna Barreto Bonfim Autor
  • Maria de Fátima Santos Ferreira Autor
  • Renata dos Santos Brittes Marques Jandrey Autor
  • Maria Abelicia França Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n12-192

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Equidade Escolar, Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Estratégias de Ensino

Resumo

A educação inclusiva, orientada pelo princípio da equidade, foi compreendida como elemento fundamental para a garantia do direito à aprendizagem no contexto escolar, ao reconhecer as diferenças como parte constitutiva do processo educativo e ao exigir ações pedagógicas voltadas à redução das desigualdades. Nesse cenário, o presente artigo apresentou como compreender de que modo a formação docente, a atuação do professor e as estratégias de ensino contribuem para a efetivação da educação inclusiva. A investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, entendida como aquela realizada a partir da coleta, seleção, leitura e análise de produções científicas já publicadas, conforme a concepção metodológica apresentada por Narciso e Santana (2024). Os dados foram coletados em bases acadêmicas por meio de palavras-chave relacionadas à educação inclusiva, equidade escolar, formação docente e estratégias de ensino, sendo submetidos a procedimento de análise interpretativa. Os resultados indicaram que a distinção entre igualdade e equidade foi essencial para a compreensão das ações educacionais, assim como evidenciaram que a atuação docente, associada à formação profissional, contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à diversidade. Além disso, constatou-se que as estratégias de ensino e as práticas inclusivas favorecem a participação dos estudantes e a ampliação das oportunidades de aprendizagem. Concluiu-se que a efetivação da educação inclusiva depende da articulação entre formação docente, práticas pedagógicas e compromisso institucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

LIMA, N. C. M. Igualdade ou equidade na educação básica? Um debate conceitual. Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1446-1457, 2024.

NARCISO, R.; SANTANA, A. C. A. Metodologias Científicas na Educação: uma Revisão Crítica e Proposta de Novos Caminhos. ARACÊ, v. 6, n. 4, p. 19459-19475, 2024.

PEIXOTO, G. V. Educação inclusiva nas escolas municipais do Piauí: discurso e prática docente. Revista Teias do Conhecimento, v. 1, n. 1, p. 9-34, 2022.

SANTOS, C. B.; BATISTA, L. C.; SOUZA, A. A. S. O papel do docente e da gestão escolar: promovendo a inclusão e a diversidade. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 8, n. 18, p. 1-15, 2025.

SILVA, D. C.; MIGUEL, J. R. Práticas Pedagógicas Inclusivas no Âmbito Escolar. ID on line. Revista de Psicologia, v. 14, n. 51, p. 880-894, 2020.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GINO, Sinvaldo de Souza; DA SILVA, Allany Calaça; CABANÊZ, Paula Alvarez; GUIMARÃES, Fernanda Ribeiro Jordão; BONFIM, Janete Silva de Senna Barreto; FERREIRA, Maria de Fátima Santos; JANDREY, Renata dos Santos Brittes Marques; FRANÇA, Maria Abelicia. A FORMAÇÃO DOCENTE E O COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUITATIVA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 12, p. e11222, 2025. DOI: 10.56238/arev7n12-192. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/11222. Acesso em: 29 dez. 2025.