A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA E DA INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO POLÍTICO: UMA ANÁLISE À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Autores

  • Leidiane do Livramento Lima Sarges Autor
  • Hanna Gabrielle do Vale Almeida Autor
  • Andreza Luana da Silva Barros Autor
  • Carliane Miranda Carneiro Aguiar Autor
  • Fábio Araújo Pereira Autor
  • Laís de Paula Freitas Carvalhedo Nogueira Autor
  • Monica Fontenelle Carneiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n11-230

Palavras-chave:

Fatores de Textualidade, Intencionalidade, Intertextualidade, Discurso Político Presidencial

Resumo

Este estudo analisa os discursos de posse do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, proferidos em 1º de janeiro de 2003 e 1º de janeiro de 2023, à luz da Linguística Textual (LT), com foco na intertextualidade, intencionalidade e coerência textual. A escolha do corpus justifica-se pelo caráter histórico desses momentos, que representam marcos na trajetória da política brasileira, seja pela contemporaneidade, seja pelo retorno à presidência após duas décadas, interrompendo uma hegemonia anterior. O objetivo central da pesquisa é examinar de que forma esses fatores textuais contribuem para a construção de sentidos, evidenciando como o texto se organiza como um todo coerente. A fundamentação teórica apoia-se em Koch (1997; 2009) e Marcuschi (2008), cujos estudos permitem compreender a interação entre os fatores pragmáticos de textualidade e a materialidade do discurso. A metodologia adotada é de caráter descritivo e qualitativo, com a análise dos discursos, destacando os mecanismos que possibilitam a produção e articulação de sentidos. Os resultados indicam que a intertextualidade cria vínculos com eventos e discursos passados, a intencionalidade orienta o efeito de sentido desejado pelo enunciador, e a coerência textual garante a organização e inteligibilidade do texto. Após a análise, concluímos que esses fatores são essenciais para a constituição do discurso político, fornecendo instrumentos analíticos que podem contribuir para a compreensão das práticas discursivas e da construção de sentidos em contextos institucionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1997.

LULA, Luiz Inácio. Confira na íntegra o discurso de Lula na posse do 1º mandato. Transcrição publicada por Redação Terra, [S. l.], 1 jan. 2003. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/confira-na-integra-o-discurso-de-lula-na-posse-do-1-mandato,85d977f40292b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 2 nov. 2025.

LULA, Luiz Inácio. Leia o discurso do presidente Lula na íntegra. Agência Câmara de Notícias (Brasil): Política e Administração Pública. Brasília, DF, 1 jan. 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/932450-leia-o-discurso-do-presidente-lula-na-integra/. Acesso em: 2 nov. 2025.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola Editorial, 2008.

Downloads

Publicado

2025-11-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SARGES, Leidiane do Livramento Lima; ALMEIDA, Hanna Gabrielle do Vale; BARROS, Andreza Luana da Silva; AGUIAR, Carliane Miranda Carneiro; PEREIRA, Fábio Araújo; NOGUEIRA, Laís de Paula Freitas Carvalhedo; CARNEIRO, Monica Fontenelle. A CONSTRUÇÃO DA COERÊNCIA E DA INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO POLÍTICO: UMA ANÁLISE À LUZ DA LINGUÍSTICA TEXTUAL. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 11, 2025. DOI: 10.56238/arev7n11-230. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/10175. Acesso em: 5 dez. 2025.