APROPRIAÇÃO DO TERRITÓRIO PELOS POVOS GUARANI: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DAS INTERAÇÕES SOCIOESPACIAIS E O PERSPECTIVISMO AMERÍNDIO

Autores

  • Rafael Venturin Piacentini Autor
  • Thayse Ana Ferreira Autor
  • Hayla Cunha Messias Autor
  • Alvori Ahlert Autor
  • Mário Ramão Villalva Filho Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n7-059

Palavras-chave:

Povos Tradicionais, Geoprocessamento, Pesquisa multidisciplinar, Demarcação de terras indígenas, Cultura indígena

Resumo

O objetivo do estudo é mapear e compreender como os guaranis do Oeste do Paraná se apropriam do território, Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã em Diamante D’ Oeste, considerando as interações socioespaciais e o perspectivismo ameríndio. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, qualitativa e descritiva. Foram utilizados métodos de pesquisa social - entrevistas e observação simples - com métodos de pesquisa das agrárias - aplicação de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os dados qualitativos foram tratados no Iramuteq, onde se realizou análise hierárquica descendente e análise de similitude, o que permitiu identificar os temas dentro dos dados qualitativos. Posteriormente, esses dados receberam análise do conteúdo de Bardin (2011). A análise georreferenciada foi aplicada de 5 em 5 anos a partir da implantação da aldeia nos anos de 1990 até 2023. A pesquisa revelou que os Guarani aplicam práticas sustentáveis, as quais promovem a recuperação ambiental e integram a espiritualidade, a cultura e a subsistência ao território. Contudo, pressões externas, como o arrendamento de terras, ameaçam seus modos de vida tradicionais e intensificam a erosão cultural. Os resultados destacaram a importância da demarcação para preservar tanto o ambiente quanto os valores indígenas. O estudo contribui como subsídio para pesquisas futuras e alerta quanto às pressões que as terras demarcadas sofrem, o que contribui para que a cultura indígena continue ameaçada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PIACENTINI, Rafael Venturin; FERREIRA, Thayse Ana; MESSIAS, Hayla Cunha; AHLERT, Alvori; VILLALVA FILHO, Mário Ramão. APROPRIAÇÃO DO TERRITÓRIO PELOS POVOS GUARANI: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DAS INTERAÇÕES SOCIOESPACIAIS E O PERSPECTIVISMO AMERÍNDIO. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 7, p. 36170–36205, 2025. DOI: 10.56238/arev7n7-059. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/6380. Acesso em: 5 dez. 2025.