INFLUÊNCIA DA TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA NAS DECISÕES DOS GESTORES: UMA ANÁLISE DA DESPESA PÚBLICA À LUZ DA DISCRICIONARIEDADE

Autores/as

  • Magno Oliveira Ramos Autor/a
  • Maria Valesca Damásio De Carvalho Silva Autor/a
  • Avívia Cairo de Meneses Sousa Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n3-195

Palabras clave:

Teoria da Escolha Pública, Discricionariedade, Gasto Público, Gestor Público

Resumen

As decisões no Setor Público são influenciadas pela teoria da escolha pública, considerada como ponto de partida para explicar a tendência dos gestores em priorizar gastos. O objetivo da pesquisa é explicar a influência da teoria da escolha pública nas decisões dos gestores em priorizar gastos em certas áreas, tendo por fundamento a discricionariedade. Foram identificados os principais gastos públicos que podem influenciar nas decisões dos gestores. A pesquisa é quantitativa, descritiva e de cunho documental. A amostra é composta pelos 417 municípios do estado da Bahia e considerou os anos de 2014 a 2017.Os achados convergem com os pressupostos da TEP. Os municípios da Bahia, mediante as escolhas dos gestores, exerceriam a discricionariedade em suas atividades, levando às decisões em priorizar gastos. Também, eles seguem a imposição legal. Contudo, o fato de se gastar mais não pode ser correlacionado com as áreas priorizadas (p=0,136).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2025-03-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RAMOS, Magno Oliveira; SILVA, Maria Valesca Damásio De Carvalho; SOUSA, Avívia Cairo de Meneses. INFLUÊNCIA DA TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA NAS DECISÕES DOS GESTORES: UMA ANÁLISE DA DESPESA PÚBLICA À LUZ DA DISCRICIONARIEDADE. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 3, p. 13487–13502, 2025. DOI: 10.56238/arev7n3-195. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3944. Acesso em: 5 dec. 2025.