DIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS: INCLUSÃO SOCIAL, SEXUALIDADE IGUALDADE DE GÊNERO EM ESCALA GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev6n4-234Palabras clave:
Minorias Sexuais e de Gênero, Políticas Públicas, Legislação, Políticas Inclusivas de Gênero, Equidade de Gênero, Transversalidade de GêneroResumen
Introdução: O movimento LGBTQIA+ tem suas raízes firmemente plantadas em séculos de história de marginalização.
Objetivo: esse estudo tem como objetivo descrever as dinâmicas atuais de inclusão social, direitos LGBTQIA+ e igualdade de gênero em escala global.
Método: Trata-se de uma revisão reflexiva consubstanciada por livros e periódicos nacionais e internacionais pertinentes ao tema, em que traz dois pontos de discussão: Avanços legislativos relacionados aos direitos LGBTQIA+ e Luta contra a discriminação e pela promoção da aceitação da diversidade sexual e de gênero.
Resultados: Os resultados aqui apresentados estão divididos em Avanços legislativos relacionados aos direitos LGBTQIA+ no mundo e à igualdade de gênero, Luta contra a discriminação e pela promoção da aceitação da diversidade sexual e de gênero onde elencamos os achados da literatura e políticas referentes aos desafios da população LGBTQIA+.
Conclusão: A última década trouxe avanços e retrocessos significativos, especialmente no Brasil, a gestão federal anterior promoveu uma retórica contrária à chamada "ideologia de gênero", vista como uma ameaça à "família brasileira". Esse contexto evidencia a necessidade urgente de expandir o debate e fortalecer ações que garantam inclusão social, direitos LGBTQIA+ e igualdade de gênero de forma ampla e eficaz.
