INTERCONEXÕES ENTRE INTERCULTURALIDADE, DIVERSIDADE ÉTNICA E DIREITOS HUMANOS NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Autores/as

  • Maria Cristina Vitoriano Martines Penna Autor/a
  • Marcio Bulgarelli Guedes Autor/a
  • Laise Reis Silva Guedes Autor/a
  • Paula Gabriela Coetti Ramos Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev6n4-217

Palabras clave:

Diversidade Étnica, Interculturalidade, Transformação Social

Resumen

O presente artigo aborda a interconexão entre a interculturalidade, a diversidade étnica e os direitos humanos na transformação social, com ênfase nos Povos Originários e Comunidades Tradicionais com os avanços da Constituição Federal de 1988, utilizando-se de uma metodologia qualitativa, doutrinária e bibliográfica explora a relação entre interculturalidade, diversidade étnica e direitos humanos no contexto da transformação social no Brasil, com foco nos povos indígenas e comunidades tradicionais. O estudo destaca a importância da interação entre diferentes culturas para o reconhecimento e valorização da diversidade étnica, fundamental para a garantia dos direitos humanos desses grupos. A análise é feita com base na Constituição de 1988, que é considerada um marco legal significativo para a afirmação dos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais. O texto discute como a interculturalidade e a diversidade étnica são cruciais para a transformação social. Isso inclui a luta por reconhecimento de direitos, preservação de culturas e territórios, e participação ativa na sociedade. A Constituição de 1988 é vista como um instrumento chave para essa transformação, pois reconhece a interculturalidade do Brasil e assegura direitos fundamentais a esses grupos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2024-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PENNA, Maria Cristina Vitoriano Martines; GUEDES, Marcio Bulgarelli; GUEDES, Laise Reis Silva; RAMOS , Paula Gabriela Coetti. INTERCONEXÕES ENTRE INTERCULTURALIDADE, DIVERSIDADE ÉTNICA E DIREITOS HUMANOS NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. ARACÊ , [S. l.], v. 6, n. 4, p. 14703–14731, 2024. DOI: 10.56238/arev6n4-217. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2189. Acesso em: 5 dec. 2025.