JOGO EDUCATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO: MERCADO DAS PALAVRAS
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev6n3-255Palabras clave:
Educação, Pensamento Computacional, Alfabetização, LetramentoResumen
Este trabalho se debruça sobre a temática de tecnologias educacionais no contexto da aprendizagem inicial da escrita. Para tanto, se aprofunda no conceito de Pensamento Computacional e no seu direcionamento para a educação básica escolar - Pensamento Computacional Educacional. Ao abordar o Pensamento Computacional emergem as vertentes denominadas plugged (plugado - uso de recursos digitais) e unplugged (desplugado - sem uso de recursos digitais). A pesquisa propõe a sua exploração a partir das seguintes considerações: Quais são os elementos do Pensamento Computacional que viabilizam um ensino e aprendizagem mais contextualizado? Qual é o conceito de Alfabetização e Letramento? e Quais são os elementos-chave da aprendizagem inicial da escrita? Após estudo teórico acerca do pensamento computacional, pensamento computacional desplugado, aquisição do Sistema de Escrita Alfabética e políticas nacionais de computação, a pesquisa parte para uma abordagem teórico-prática na materialização de um objeto de aprendizagem - um jogo físico pautado nos pilares do PC voltado para a alfabetização e letramento. Neste artigo o leitor encontra o imprimível do jogo e orientações para aplicação na prática.