GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n12-013Palavras-chave:
Paulo Freire, Formação Continuada Docente, Gestão Escolar, Pedagogia LibertadoraResumo
A pesquisa apresenta uma investigação sobre a presença teórica de Paulo Freire nos programas de formação continuada docente, especialmente aqueles realizados dentro da escola. Parte-se da compreensão de que a obra do autor oferece fundamentos essenciais para uma educação democrática e emancipadora, sendo, portanto, indispensável à formação docente. Partindo disso, busca-se analisar a dimensão pedagógica da gestão escolar, notadamente, da coordenação pedagógica, observando o processo de mediação-coordenação empreendido por esse(a) profissional na implementação de estudos e na adesão do referencial teórico que orienta os processos formativos em serviço dos docentes. A fundamentação teórico-metodológica é pautada principalmente nas obras “Educação e Atualidade Brasileira” (Freire, 2003), “Pedagogia da Autonomia” (Freire, 2002) e “Pedagogia do Oprimido” (Freire, 1987), reconhecendo nelas os princípios da Educação Libertadora, que é centrada no desenvolvimento da consciência crítica das pessoas como um dos elementos principais no processo de emancipação humana e social. A metodologia é qualitativa, com análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola investigada e realização de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica, buscando identificar tanto as percepções da gestora sobre a teoria freireana como às ações (ou lacunas) no tange à incorporação desse referencial teórico na formação docente. Os dados obtidos indicam a existência de uma lacuna significativa na integração de estudos da obra de Paulo Freire nos momentos de formação continuada docente. Esse cenário de desconhecimento da pedagogia freireana compromete o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com os ideais democráticos e de justiça social. Além da investigação empírica, a pesquisa propõe ações de intervenção voltadas à inclusão de textos freireanos no programa formativo da escola estudada. O estudo visa ainda contribuir para o debate acadêmico e público sobre a importância da valorização de Paulo Freire na educação brasileira, especialmente diante dos ataques contemporâneos a sua obra por parte de grupos políticos de viés reacionário.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Educação como prática da Liberdade. 38 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PONTES, T.P. A; PONTES, M.F. Gestão Educacional e Projeto Político Pedagógico: Refletindo sobre Educação Participativa na escola. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, n.3, v.14, p.102-110, 2017.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, Projeto Político Pedagógico escolar. Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, 2021.