GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

Autores

  • Tatiana Pinheiro de Assis Pontes Autor
  • Silvana Fernandes Lopes Autor
  • Julia da Cunha Mesquita Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n12-013

Palavras-chave:

Paulo Freire, Formação Continuada Docente, Gestão Escolar, Pedagogia Libertadora

Resumo

A pesquisa apresenta uma investigação sobre a presença teórica de Paulo Freire nos programas de formação continuada docente, especialmente aqueles realizados dentro da escola. Parte-se da compreensão de que a obra do autor oferece fundamentos essenciais para uma educação democrática e emancipadora, sendo, portanto, indispensável à formação docente. Partindo disso, busca-se analisar a dimensão pedagógica da gestão escolar, notadamente, da coordenação pedagógica, observando o processo de mediação-coordenação empreendido por esse(a) profissional na implementação de estudos e na adesão do referencial teórico que orienta os processos formativos em serviço dos docentes. A fundamentação teórico-metodológica é pautada principalmente nas obras “Educação e Atualidade Brasileira” (Freire, 2003), “Pedagogia da Autonomia” (Freire, 2002) e “Pedagogia do Oprimido” (Freire, 1987), reconhecendo nelas os princípios da Educação Libertadora, que é centrada no desenvolvimento da consciência crítica das pessoas como um dos elementos principais no processo de emancipação humana e social. A metodologia é qualitativa, com análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola investigada e realização de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica, buscando identificar tanto as percepções da gestora sobre a teoria freireana como às ações (ou lacunas) no tange à incorporação desse referencial teórico na formação docente. Os dados obtidos indicam a existência de uma lacuna significativa na integração de estudos da obra de Paulo Freire nos momentos de formação continuada docente. Esse cenário de desconhecimento da pedagogia freireana compromete o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com os ideais democráticos e de justiça social. Além da investigação empírica, a pesquisa propõe ações de intervenção voltadas à inclusão de textos freireanos no programa formativo da escola estudada. O estudo visa ainda contribuir para o debate acadêmico e público sobre a importância da valorização de Paulo Freire na educação brasileira, especialmente diante dos ataques contemporâneos a sua obra por parte de grupos políticos de viés reacionário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FREIRE, P. Educação como prática da Liberdade. 38 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

PONTES, T.P. A; PONTES, M.F. Gestão Educacional e Projeto Político Pedagógico: Refletindo sobre Educação Participativa na escola. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, n.3, v.14, p.102-110, 2017.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, Projeto Político Pedagógico escolar. Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, 2021.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PONTES, Tatiana Pinheiro de Assis; LOPES, Silvana Fernandes; MESQUITA, Julia da Cunha. GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 12, p. e10666, 2025. DOI: 10.56238/arev7n12-013. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/10666. Acesso em: 5 dez. 2025.