ESTUDO DAS PRÁTICAS DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS NA USINAGEM DOS MATERIAIS

Authors

  • Sandro da Costa Silva Author
  • Vinicius Melo Cangussu Author

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n8-157

Keywords:

Usinagem, Cavaco, Fluido de corte, Descarte

Abstract

A usinagem dos materiais é um processo de fabricação com grande relevância para a atividade manufatureira. Este processo é responsável por conferir forma, dimensão e acabamento às peças confeccionadas, por meio da remoção de cavacos (resíduo sólido). Todavia, essa atividade industrial gera no seu processo, resíduos sólidos e líquidos, na forma de cavacos e fluidos de corte, respectivamente, que são inerentes ao processo. Embora a usinagem dos materiais esteja diretamente relacionada à geração de cavacos, e necessite fazer uso dos fluidos de corte para obter melhores resultados do ponto de vista econômico, é necessário que estes resíduos recebam destinação adequada ao final do processo. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o processo de geração e manejo dos resíduos da usinagem dos materiais. Ao visitar as oficinas, foram observados os processos de usinagem, e coletado dados referentes aos parâmetros de corte da geração de resíduos sólidos e líquidos, que alimentaram um banco de dados para a elaboração de um fluxograma que pudesse servir para mapear o processo desde o seu início até o descarte que tais resíduos eram submetidos. Para tanto, o software Arena foi utilizado apenas na construção do fluxograma das atividades para que pudessem ser posteriormente analisadas. Assim, foi possível propor aos proprietários das oficinas em questão, alternativas para o descarte que visem à redução dos impactos ambientais por eles gerados.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, S.M; DE OLIVEIRA, J. F. G. Vegetable Based Cutting Fluid – An Environmental Alternative To Grinding Process. 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12.235: armazenamento

de resíduos sólidos perigosos. Rio de Janeiro, 1992.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.004: resíduos sólidos.

Rio de Janeiro, 2004.

CONAMA - Conselho Nacional Do Meio Ambiente. Resolução N° 362/05. Dispõe Sobre O Recolhimento, Coleta E Destinação Final De Óleo Lubrificante Usado Ou Contaminado. Brasília, SEMA, 2005.

COSTA, K.A.C; LISBOA, A.C.L. Fluidos De Corte Com Base Orgânica. 2015. (Graduação Em Engenharia De Produção). Instituto Federal De Minas Gerais.

DELFINO, Eneida Lopes de Morais. O estudo da produção enxuta na eliminação de desperdícios e sua aplicação em uma empresa de gelados comestíveis, 2014. (Graduação Em Engenharia De Produção). Instituto Federal De Minas Gerais – Campus Governador Valadares.

Ferramentas De Corte: Sandvik. Ferramentas De Corte. Catálogo Sweden: Sandvick Coromant., In Portuguese.2013.

FERRARESI, D. Fundamentos Da Usinagem Dos Metais. 9a. Ed. Editora Edgard, V.1, Blucherltda, São Paulo. 1977.

FREDIANI, A.D.C. Reaproveitamento Dos Resíduos De Usinagem: Estudo De Caso Na Indústria Automotiva. 2010. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. 1ª ed. Porto alegre: editora da UFRGS, 2009.

GONÇALVES, M.A.F. Processos Industriais. Santa Maria. 2011.

INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION. ISO 513/2004.

Classificação e aplicação de materiais de corte duros para remoção, com arestas de corte definidos. 2004.

LANSDOWN, A.R. Lubrication and Lubricant Selection: A Practical Guide, 3rd edition, Published by Professional Engineering Limited, London, United Kingdom, 2004.

LAWAL, Sunday Albert. A Review of Application of Vegetable Oil-Based Cutting Fluids in Machining NonFerrous Metals. Federal University Of Technology. 2013. DOI: https://doi.org/10.17485/ijst/2013/v6i1.22

MACHADO, Á. R.; ABRÃO, A. M.; COELHO, R. T.; DA SILVA, M. B. Teoria Da

Usinagem Dos Materiais. 1. Ed. São Paulo - Sp: Edgard Blucher, 2009.

MAMIDI, Vamsi Krishna; XAVIOR, M. Anthony. 2012. A Review On Selection Of Cutting Fluids. National Monthly Refereed Journal Of Reasearch In Science & Technology.Vol. 1.

MCGEOUGH, J.A. Advanced Methods Of Machining. 1988.

MUNIZ, C.A.S. Novas Formulações De Fluidos De Corte: Otimização, Propriedades E Recuperação Do Óleo Usado. 2008. (Tese De Doutorado). Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte.

SILVA, Sandro Da Costa; CANGUSSU, Vinicius Melo, ELER, Mayara Luzada, FREITAS, Thiago André, SANTOS, Daniel Profeta Moreira. Projeto De Extensão: Teoria Do Corte Dos Materiais. Governador Valadares, IFMG, 2013.

SIMIÃO, J. Gerenciamento De Resíduos Sólidos Industriais Em Uma Empresa De Usinagem Sobre O Enfoque Da Produção Mais Limpa. 2011. (Tese De Mestredo). Universidade De São Paulo.

SOUZA, A.J. Apostila: Processos De Fabricação Por Usinagem. 2011.

STOETERAU, Rodrigo Lima. Apotila: Fundamentos Dos Processos De Usinagem. 2004.

Published

2025-08-15

Issue

Section

Articles

How to Cite

DA COSTA SILVA, Sandro; CANGUSSU, Vinicius Melo. ESTUDO DAS PRÁTICAS DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS NA USINAGEM DOS MATERIAIS. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 8, p. e7341, 2025. DOI: 10.56238/arev7n8-157. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/7341. Acesso em: 5 dec. 2025.