TALLER TORRES GARCIA: A INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTES PLÁSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.56238/arev7n9-312Palavras-chave:
Joaquín Torres Garcia, Universalismo Construtivo, Construtivismo Torresgarciano, Compasso Áureo e Asociacíon de Arte Constructivo (AAC)Resumo
Joaquín Torres Garcia (1874-1949) foi um artista plástico uruguaio, teórico e professor de pintura. Participou da criação de diversas vanguardas artísticas europeias do início do século XX. Em 1934, retorna ao Uruguai e cria a Asociacíon de Arte Constructivo (AAC) para divulgar e ensinar os aspectos teóricos e práticos de suas ideias sobre artes, conhecidas por Universalismo Construtivo. O ensino desses conceitos ocorre de forma mais eficiente em 1943 com a criação do Taller[1] Torres Garcia (TTG), onde jovens estudantes recebem melhor as ideias construtivistas de Torres. A relação entre o resgaste histórico da metodologia de ensino do TTG e a pratica de ensino de artes na atualidade é o objetivo principal deste artigo. O resgaste histórico foi feito com base na bibliografia existente e para levantar as relações do TTG com a pratica atual de ensino de artes plásticas realizou se um intercâmbio de ensino, com um estágio de seis meses no Taller Bruzzone[2] do curso de Belas Artes da Universidade da República em Montevideu no Uruguai. Os conceitos do Universalismo Construtivo de estrutura[3], harmonização das cores e “tono[4]” possibilitam ao artista uma liberdade criativa e maturidade plástica que vai além da ideia da arte descritiva de imitação da natureza. A metodologia de ensino do TTG está alinhada com as atuais metodologias ativas de ensino que além dos conceitos teóricos desenvolvem nos acadêmicos habilidades de liberdade criativa, engajamento e trabalho em equipe.
[1] O termo espanhol taller tem um significado de oficina, escritório e ateliê de artes. O termo Taller Torres Garcia e a sigla TTG tem um forte significado na cultura artística e neste trabalho optou-se por empregar a palavra Taller e não a sua tradução ateliê.
[2] O Taller Bruzzone é um dos atelieres optativos do curso de graduação de licenciatura em artes visuais da Universidade da Republica em Montevideo. O ateliê tem duração de três anos que o aluno realiza do 4º ao 6º ano de curso. O aluno que opta por cursar o Taller Bruzzzone tem um forte currículo voltado para o desenho e a pintura. O docente coordenador do programa é Gabriel Bruzzone e os professores auxiliares são Eugênia Mendez, Marcelo Larrosa e Mirta Couto. Os quatro pertencem a segunda geração de discípulos de Torres Garcia, pois tiveram aula com os discípulos diretos de Torres: Añelo Hernandez, Pepe Montez e Julio Alpuy. Dentre as premissas de ensino está a transmissão oral dos saberes do Universalismo Construtivo da Escola do Sul do maestro Joaquin Torres Garcia.
[3] Conceito que se refere a estrutura com linhas que serve de embasamento das obras de arte. Conceito empregado na escola de Torres Garcia e sempre realizado com medidas áureas e uso do compasso áureo. O conceito será discutido nos itens que tratam do Universalismo Construtivo e do Taller Torres Garcia.
[4] O termo espanhol “tono” aqui não assume o mesmo significado da tradução para o português tom. Aqui ele é um conceito de arte que envolve a harmonização entre as linhas, as formas, a estrutura, os planos, as cores e matizes do quadro formando um conjunto plástico com unidade. O conceito será discutido nos itens que tratam do Universalismo Construtivo e do Taller Torres Garcia.
Downloads
Referências
García Puig, María Jesús. Joaquín Torres García y el Universalismo Constructivo, Madrid, Ediciones de Cultura Hispánica, 1990.
Pacioli, Luca: La Divina propporción, traducción de Juan Calatrava, Ed. Akal, Madrid,1987.
Petrella, Carlos. Estudios sobre el Taller Torres Garcia: Propuest Educativa. Registros de la investigación de Maestria de la Universida de Católica – V214. Montevideo, febrero de 1995.
Ramírez, M. C. The ContemporaryLegacy (Part 3). In: El Taller Torres-Garcia: The Schoolofthe South and its Legacy. RAMÍREZ, M.C. (Editora). University of Texas Press, Austin, 1992, Fisrt Edition.
Torres-Garcia, J. La Tradicíon del Hombre Abstracto: Doctrina Constructivista, Publicacione del Taller Torres Garcia. Montevideo, 1938.
Torres-Garcia, J. Metafisica de La Pre historia Indoamericana. Publicaciones de La Asocicion de Arte Constructivo. Montevideo, 1939.
Torres-Garcia, J. Universalismo Constructivo 1. Alianza Editorial, S.A., Madrid, 1984.