DOCUMENTÁRIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: AGROECOLOGIA, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E APRENDIZAGEM ATIVA

Autores

  • Ana Paula da Silva Autor
  • Célia Virgínia Alves de Souza Autor
  • Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco Autor
  • Márcia Bento Moreira Autor

DOI:

https://doi.org/10.56238/arev7n9-262

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação, Protagonismo Estudantil, Formação Pedagógica, Agroecologia

Resumo

Este artigo analisa a produção de um documentário que registrou atividades pedagógicas de estudantes do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio, em oficinas de um projeto interdisciplinar. O objetivo deste estudo é compreender como a produção de um documentário escolar pode proporcionar momentos de integração entre os estudantes, promovendo o protagonismo e o engajamento do grupo nos projetos interdisciplinares a partir do contexto agroecológico. A metodologia envolveu observação participante e, ao mesmo tempo, um estudo de caso, por englobar diretamente professores, estudantes e a comunidade escolar, além do registro audiovisual posterior à formação pedagógica com professores e às palestras realizadas com representantes de turmas e do grêmio estudantil. Os resultados evidenciam que o documentário promoveu maior envolvimento dos estudantes, fortaleceu a colaboração em grupo e estimulou a participação ativa nas atividades pedagógicas. Além disso, possibilitou aos docentes observar as dinâmicas das práticas em sala e identificar oportunidades de melhoria. Conclui-se que o uso de documentários escolares após uma atividade integradora é uma estratégia eficaz para potencializar a aprendizagem e aproximar teoria e prática, servindo também como instrumento de reflexão para professores e estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BACICH, Lilian. Desafios e possibilidades de integração das tecnologias digitais. Revista pátio , v. 37-39, 2017.

DA SILVA ALMEIDA, Wivianne Fonseca; PEREIRA, Gáudia Maria Costa Leite; FOLENA, Monica Lopes. Educação em agroecologia e educação contextualizada para convivência com o Semiárido: apontamentos de um análise em curso. Peer Review, v. 5, n. 6, p. 311-336, 2023.

DINNOUTI, Gisane Marcia Carvalho. Os documentários nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho para a produção e análise de textos multimodais. 2020. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HALBWACHS, Maurice. Espacio y memoria colectiva. Estudios sobre las culturas contemporáneas, v. 3, n. 9, p. 11-40, 1990.

HALBWACHS, Maurice. Maurice Halbwachs. Fifty Key Sociologists: The Formative Theorists, p. 61, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

SILVA, Ana Paula da. AGROECOLOGIA NA ESCOLA: um diálogo entre professores, estudantes e território. Youtube, 20 de setembro de 2025. Disponível em em/: https://www.youtube.com/watch?v=Pt-dYELVOtY. Acesso em: 20 de setembro de 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA SILVA, Ana Paula; DE SOUZA, Célia Virgínia Alves; PACHECO, Clécia Simone Gonçalves Rosa; MOREIRA, Márcia Bento. DOCUMENTÁRIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: AGROECOLOGIA, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E APRENDIZAGEM ATIVA. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 9, p. e8466, 2025. DOI: 10.56238/arev7n9-262. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/8466. Acesso em: 29 dez. 2025.